BLOG

As soft skills mais valorizadas pelo mercado
20.05.2020 | Outras
As soft skills mais valorizadas pelo mercado

No mercado de trabalho, o conhecimento técnico é, obviamente, muito valorizado e necessário. Porém, existem algumas habilidades que também são de extrema importância e que podem fazer a diferença no momento de conseguir uma vaga em uma empresa. Saiba neste texto o que são as soft skills e quais as mais valorizadas pelo mercado.

O que são as soft skills?

Esse termo se refere às habilidades e aptidões do comportamento humano, que são adquiridas ao longo da vida por meio de experiências emocionais, culturais, profissionais e pessoais, e outras vivências. Diferente das hard skills, elas não estão ligadas ao conhecimento técnico de uma área, e sim a inteligência emocional, boa comunicação, ser colaborativo etc.

As soft skills no mercado de trabalho

Os empregadores procuram pessoas que tenham algumas habilidades mais desenvolvidas e que agreguem suas competências ao ambiente de trabalho. Algumas delas são:

- Colaboração

Um profissional é bem avaliado pelos gestores quando sabe trabalhar em grupo, respeita a opinião do próximo, busca soluções para resolver adversidades e dá ideias para cumprir uma demanda.

- Boa comunicação

Saber se comunicar de forma clara e objetiva é fundamental no ambiente corporativo. Além de você evitar mal entendidos com os seus colegas, quando for colocado em uma situação de destaque ou em que precise apresentar um projeto, por exemplo, comunicar-se bem é essencial. Essa habilidade pode ser lapidada com a prática da leitura, já que aumenta o vocabulário; com treinamentos de fonoaudiologia, melhorando a dicção; e com técnicas para controlar o nervosismo.

- Equilíbrio emocional

No universo profissional, todos estão sujeitos a passar por situações de dificuldade e estresse. Por isso, o que as empresas estão buscando, cada vez mais, são aquelas pessoas que conseguem manter o equilíbrio emocional para enfrentar os desafios, ou seja, que têm a capacidade de manter a calma, que conseguem trabalhar sob pressão e que têm habilidades para contornar crises.

- Fácil adaptação

Com a rapidez em que as coisas evoluem, é preciso estar sempre antenado com as novas tendências e se adaptar a elas. Essa adaptação vai desde o comportamento com os colegas até saber mexer em aparelhos tecnológicos, por exemplo. É preciso entender que o mundo está em constante mudança e que é necessário acompanhá-las para não ficar para trás.

- Ética

Não adianta ser um profissional capacitado e querer passar por cima dos colegas, desrespeitar as normas da empresa ou até mesmo usar de artefatos duvidosos para conquistar um objetivo. A ética deve sempre guiar o profissional de qualquer área em qualquer situação.

Como vimos, as soft skills são diferentes tipos de aptidões que um profissional pode ter e que ajudam e engrandecem uma empresa.

Não perca nenhuma novidade do blog da SKILL. Acesse:

Como fazer uma entrevista em espanhol?

9 erros para evitar durante uma entrevista de emprego em inglês

Venha para a SKILL!

Ser fluente em inglês significa absorver o idioma de forma completa. Venha para a SKILL e tenha um aprendizado sólido e estruturado! Cadastre-se aqui e ganhe 4 aulas.

Tweetar
Compartilhar
+1
LER
9 filmes dos anos 90 para ver hoje
29.05.2020 | Séries e Filmes

Saiba quais filmes da época ainda fazem sucesso!

LER
As abreviações mais comuns em espanhol
27.05.2020 | Espanhol

Aprenda mais sobre as abreviações mais usadas.

LER
Qual a diferença entre birthday e anniversary?
22.05.2020 | Inglês

Aprenda as diferenças e saiba quando usar essas palavras.

LER
O que fazer para vencer a insegurança ao falar inglês
18.05.2020 | Inglês

Veja dicas para praticar a conversação no idioma.

Skill Idiomas
Pearson - Always Learning
©Skill Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP

CADASTRE-SE E GANHE 4 AULAS!