Muito mais do que uma sequência de apresentações musicais, festivais são uma experiência de viver um ou mais dias em um universo dedicado à música e seus artistas favoritos. Além disso, é uma oportunidade de viajar para conhecer festivais de música em diferentes países é uma experiência mais divertida ainda.
Separamos alguns dos festivais de música mais legais do mundo para colocar no roteiro da sua próxima viagem:
O Glastonbury Festival acontece em Somerset, na Inglaterra, desde 1970. É um dos maiores e mais antigos festivais a céu aberto do mundo e nele já se apresentaram nomes como Led Zeppelin, Bruce Springsteen e Amy Winehouse. Além de música, o evento recebe também atrações de dança, teatro, comédia, circo, cabaré e outras performances artísticas.
O Coachella Valley Music and Arts Festival acontece anualmente em Indio, Califórnia, nos Estados Unidos. Reúne artistas dos mais variados gêneros musicais em mais de 100 shows durante os três dias de festival. Já contou com a presença de artistas como Madonna, Paul McCartney, Daft Punk e Rihanna. Para curtir o evento, é importante saber que as temperaturas variam bastante ao longo do dia, podendo chegar a 40°C durante a tarde e 10°C à noite.
Criado em 1991, o Lollapalooza começou como um festival de rock alternativo ao redor dos Estados Unidos até 1997. Teve seu retorno em 2003 com uma edição fixa em Chicago e um caráter mais musicalmente eclético, o que garantiu fama internacional ao evento. Além dos EUA, o Lollapalooza já tem versões anuais na Alemanha, Argentina, Chile e Brasil, e recebe artistas de rock, pop, hip-hop, eletrônica, dentre outros variados gêneros musicais.
O Burning Man é um festival de música e arte que acontece desde 1986 no deserto de Black Rock, em Nevada, nos Estados Unidos. O evento se ergue no meio do deserto como uma grande galeria de arte a céu aberto, em que o próprio público constrói e organiza todos os shows e atrações. O espaço do festival é chamado de “Playa” e no centro dele está a escultura do “Man”, uma gigante estátua de madeira de um homem que é queimada ao final dos dez dias de evento.
O Tomorrowland é um festival de música eletrônica realizado anualmente na cidade de Boom, na Bélgica. Já recebeu nomes como David Guetta, Swedish House Mafia, Avicii e Tiësto e é conhecido mundialmente como um dos melhores festivais do gênero. Em 2015, o Brasil recebeu sua própria versão do festival na cidade de Itu, São Paulo.
O Primavera Sound é um festival realizado em Barcelona, na Espanha, desde 2001. Com tradição de divulgar as últimas tendências da música mundial, ele acontece entre os meses de maio e junho e é um dos eventos mais aguardados do verão europeu. O destaque vai não só para os grandes nomes que se apresentam no festival, mas também pelo espaço dado a novos artistas: já passaram por lá desde os veteranos Pixies até a sensação da música eletrônica atual Major Lazer, no ano de seu álbum de estreia.
O Solidays é um festival que acontece anualmente em Paris, na França, e combina música e solidariedade em um evento de três dias dedicado à luta contra a Aids. Mais de 150 artistas se apresentam no festival e todo o lucro dos ingressos e venda de produtos ao público é doado para organizações de combate à doença. Nomes como Die Antwoord e Dj Snake já fizeram parte da line up do Solidays, que chega a receber até 170 mil pessoas por edição.
E aí, qual dos festivais você ficou com mais vontade de conhecer? Conta pra gente nos comentários!
Saiba quais filmes da época ainda fazem sucesso!
Aprenda mais sobre as abreviações mais usadas.