NOTÍCIAS

Seu inglês é suficiente para um intercâmbio? Descubra!
24.06.2019 | Intercâmbio
Seu inglês é suficiente para um intercâmbio? Descubra!

Se você está pensando em fazer um intercâmbio, mas se sente inseguro porque não sabe se o seu nível de domínio do idioma é ideal para a aventura, nós podemos ajudá-lo! Aqui, selecionamos os principais tipos de programas de intercâmbio e explicamos as suas particularidades e qual é o nível de conhecimento normalmente necessário para cada um. Vamos lá? Anota aí! 

Curso de idiomas 

Em um curso de idiomas, você poderá escolher a língua que deseja estudar e também optar pelo modelo intensivo ou semi-intensivo de aulas. O grande diferencial dessa modalidade de intercâmbio é a sua extrema flexibilidade: você pode escolher quantas semanas ou meses deseja estudar. 

O seu nível de inglês também não é um fator que pode impossibilitar a viagem, já que você terá aulas com uma turma que possui o mesmo nível de conhecimento. Logo, essa é uma opção bacana para quem ainda está começando os estudos de um novo idioma, e também para quem já tem domínio da língua e deseja reforçar o aprendizado. 

Em agências de intercâmbio, é possível encontrar opções de cursos que oferecem a hospedagem nas próprias escolas, em residências estudantis, casas de famílias ou mesmo em campi universitários. Por isso, esse é o intercâmbio ideal se você busca desenvolver as suas habilidades em um novo idioma, viver uma nova cultura e ainda construir um programa personalizado para atender suas expectativas no tempo que você tem disponível. 

High School

Se você está no Ensino Médio, o High School pode ser o programa de intercâmbio ideal para você! Nesse caso, o viajante vivenciará a rotina escolar em outro país. Além de praticar o idioma de maneira direta no dia a dia, também frequentará o colégio e terá aulas das disciplinas que normalmente integram o currículo, como matemática, ciências e história, por exemplo.

O diferencial desse tipo de intercâmbio está na imersão com adolescentes nativos, possibilitando a vivência do dia a dia de maneira intensa, fazendo também muitos novos amigos e vivendo novas memórias especiais! Entretanto, esse programa tem duração de um ou dois semestres escolares, e as datas mais comuns para o embarque e o desembarque são os meses de julho e agosto, ou janeiro e fevereiro. 

Quanto à acomodação, o intercambista pode escolher ficar em residências estudantis durante a sua estadia, mas as host families costumam ser a opção mais comum, sobretudo entre os brasileiros. Nesse caso, o domínio intermediário ou avançado do idioma nativo do país de destino é essencial - afinal, você assistirá às aulas como faz na escola aqui no Brasil, OK? 

Estudar e trabalhar

Pensa em fazer um intercâmbio para praticar o inglês, mas está preocupado com os custos dessa aventura? Se esse é o seu caso, o intercâmbio voltado aos estudos e ao trabalho é o formato ideal. Assim, você terá aulas, mas também poderá aproveitar o contraturno para trabalhar um pouquinho e compensar os gastos da viagem. 

Essa modalidade de intercâmbio também traz algumas flexibilidades interessantes. Se você desejar, é possível estudar outro idioma em uma escola especializada e melhorar o seu domínio de uma segunda língua. Mas se você já tem um nível intermediário ou avançado, também pode aproveitar a oportunidade para fazer um curso profissionalizante ou uma extensão universitária enquanto desenvolve as suas habilidades no idioma durante o dia a dia e também trabalha. Bacana, né?

Se você ficou interessado, o primeiro passo é pesquisar quais são os países que concedem vistos para estrangeiros que desejam trabalhar e estudar. Na sequência, não deixe de entrar em contato com agências de intercâmbio e se certificar de que elas darão o suporte necessário para que você encontre uma vaga de emprego! Também é possível encontrar diversas opções de hospedagem, como casas de família, hostels e residências estudantis. 

Para profissionais 

Se você já ingressou no mercado de trabalho, mas deseja aprimorar as suas habilidades, o intercâmbio voltado ao universo profissional é a escolha certa! Nesse tipo de intercâmbio, o viajante terá aulas de inglês focadas exclusivamente na sua área de atuação, aprendendo vocabulário e expressões voltado ao dia a dia da sua profissão e vivenciando situações corriqueiras, como ligações telefônicas e reuniões, por exemplo. 

Alguns cursos exigem que os intercambistas tenham um nível de domínio específico da língua na qual o curso será ministrado, mas a maior parte deles exige pelo menos o conhecimento intermediário. A duração dos programas costuma ser curta, e muitos cursos de business English oferecem flexibilidade para se adaptar às necessidades profissionais dos alunos. Já quanto à acomodação, é possível escolher entre a host family, residências estudantis ou até mesmo hotéis, para quem busca maior segurança e privacidade. 

Au pair

O formato au pair também permite o trabalho remunerado em outro país, além das vivências culturais e do contato direto e intenso com um novo idioma. No entanto, a particularidade dessa modalidade é que ela envolve cuidados com crianças! :) Nesse caso, o viajante ficará hospedado na casa de uma host family e deverá dar atenção aos pequenos da família por cerca de 45 horas semanais, ajudando-os nas refeições, nos momentos de higiene e até mesmo levando-os para a escola. 

Por isso, esse programa é ideal se você busca viver uma experiência especial e também tem uma grande afinidade com os crianças pequenas. Além da remuneração pelo trabalho, é comum que as famílias paguem cursos extras escolhidos pelos viajantes para que eles estudem durante a viagem. Ainda, a folga semanal permite que você se aventure pela cidade ou pelos destinos mais próximos, vivendo ainda mais momentos inesquecíveis. 

Esse programa é voltado principalmente para o público jovem, e os contratos costumam ter duração média de um ano. Muitas agências ainda dão preferência para au pairs do sexo feminino, mas atualmente é possível encontrar programas para au pairs masculinos também. Em relação ao nível do idioma, é desejado o domínio intermediário

E aí, de qual tipo de intercâmbio você mais gostou? Conta pra gente nos comentários! :) Se você está planejando viver novas aventuras em solo internacional, não deixe de ler também:

Quais são as cidades mais baratas para se fazer um intercâmbio?

Lugares mais procurados no mundo para fazer intercâmbio

Venha para a SKILL!


Ser fluente em inglês significa absorver o idioma de forma completa. Venha para a SKILL e tenha um aprendizado sólido e estruturado! Cadastre-se aqui e ganhe 4 aulas.

Tweetar
Compartilhar
+1
LER
Como falar sobre casas em inglês
05.12.2019 | Inglês

Saiba como falar sobre os diferentes tipos de moradia.

LER
5 destinos para curtir o verão nas férias
04.12.2019 | Viagens

Confira as dicas de lugares perfeitos para viajar nas férias de verão!

LER
5 músicas espanholas para praticar o idioma
28.11.2019 | Espanhol

Confira os sucessos que vão te ajudar nos estudos!

LER
Partes da casa em inglês
27.11.2019 | Inglês

Confira como falar as partes da casa em inglês!

Skill Idiomas
Pearson - Always Learning
©Skill Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP

CADASTRE-SE E GANHE 4 AULAS!