BLOG

Como saber o seu nível de inglês para um intercâmbio?
23.03.2020 | Intercâmbio
 Como saber o seu nível de inglês para um intercâmbio?

Ter uma experiência internacional em um país que fala inglês no currículo é bastante tentador para muitas pessoas. Porém, muitas delas esbarram na limitação do nível de domínio idioma para conseguirem alcançar o objetivo de morar em um país diferente. Mas como saber o seu grau de inglês para fazer um intercâmbio?

Níveis de inglês

Segundo a classificação do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), o grau de conhecimento em inglês é dividido em três categorias de dois níveis cada: Básico (A1 e A2), Intermediário (B1 e B2) e Avançado (C1 e C2). Para aqueles que desejam comprovar a proficiência em inglês, é necessário ter nota satisfatória em testes como o TOEFL, o TOEIC e o IELTS.

Qual a razão do seu intercâmbio?

Antes de mais nada, é preciso saber qual o tipo de intercâmbio que você pretende realizar. Existem opções como: aprimorar o inglês, estudar no ensino básico ou na universidade, e trabalhar ou realizar um trabalho voluntário. Para cada um desses tipos existem exigências maiores ou menores do nível de inglês.

Estudar inglês

Esse tipo de intercâmbio serve justamente para você aprimorar seus conhecimentos do idioma. Portanto, dependendo do tempo que ficará no país, os níveis básico A2 e intermediário B1 e B2 são suficientes para você conseguir se comunicar nos primeiros dias, enquanto está se familiarizando com a nova rotina e os novos hábitos. Claro que quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será a realização das tarefas do dia a dia, e você conseguirá avançar mais no idioma. Entretanto, vale a pena destacar que muitas escolas também recebem alunos que não possuem conhecimento.

Cursar ensino básico ou superior

Os intercâmbios voltados para a formação acadêmica requerem maior conhecimento prévio do idioma. Em geral, cada instituição determina o nível mínimo exigido de um estudante internacional, e isso pode variar de acordo com o curso escolhido. Caso o aluno não apresente o nível mínimo requerido para o curso, pode ter a sua candidatura recusada ou, em muitos casos, condicionada a um curso preparatório de inglês.

Trabalho

Se seu plano é trabalhar durante o intercâmbio, tenha em mente que as vagas ofertadas são para funções simples e quase sempre na área de serviços, como em lojas, bares, restaurantes e hotéis. Assim, quanto maior o conhecimento da língua, maiores as chances de contratação. Trabalhar na própria área de formação é bem mais complicado e exige adequação ao sistema local e proficiência no idioma.

Voluntariado

Há muitos tipos de trabalho voluntário em outros países. A maioria exige conhecimento intermediário do idioma, principalmente para funções de contato com o público. Mas é possível encontrar programas que combinam o estudo e o voluntariado, voltados a estudantes a partir do nível básico.

Qual o seu nível?

Para te ajudar a descobrir o seu grau de conhecimento de inglês, aqui estão as descrições de cada nível citado acima.

Básico (A1 e A2)

Nesse nível há um conhecimento superficial sobre a gramática e um vocabulário com poucas palavras. A pessoa que se encontra no básico tem dificuldades de manter uma conversa e, geralmente, as frases são soltas e sem muitas conexões gramaticais.

Intermediário (B1 e B2)

Mais complexo que o nível básico, no intermediário a pessoa conhece mais regras gramaticais e seu vocabulário é um pouco mais amplo. Apesar disso, ainda não há facilidade em manter conversas mais profundas.

Avançado (C1 e C2)

No nível avançado, a pessoa já tem conhecimento amplo da gramática, o seu vocabulário é bastante denso e ela consegue se comunicar sobre qualquer assunto sem dificuldades.

Em nosso site, você pode fazer um teste de nível SKILL, baseado em nosso material didático. O que acha de fazê-lo? Acesse o nosso site e conte para nós o resultado nos comentários.

Continue em nosso blog e confira mais conteúdos sobre inglês.

Dicas para fazer uma apresentação em inglês

Dicas para falar em inglês na imigração

Venha para a SKILL!

Ser fluente em inglês significa absorver o idioma de forma completa. Venha para a SKILL e tenha um aprendizado sólido e estruturado! Cadastre-se aqui e ganhe 4 aulas.

Tweetar
Compartilhar
+1
LER
Qual a diferença entre birthday e anniversary?
22.05.2020 | Inglês

Aprenda as diferenças e saiba quando usar essas palavras.

LER
As soft skills mais valorizadas pelo mercado
20.05.2020 | Outras

Conheça mais sobre essas habilidades.

LER
O que fazer para vencer a insegurança ao falar inglês
18.05.2020 | Inglês

Veja dicas para praticar a conversação no idioma.

LER
5 podcasts em espanhol para treinar o idioma
15.05.2020 | Espanhol

Confira as nossas dicas para praticar espanhol.

Skill Idiomas
Pearson - Always Learning
©Skill Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP

CADASTRE-SE E GANHE 4 AULAS!