NOTÍCIAS

Quando usar o verbo “to have” nas expressões em inglês?
13.05.2019 | Inglês
Quando usar o verbo “to have” nas expressões em inglês?

O verbo to have está entre os verbos mais utilizados na língua inglesa, e não por acaso é um dos primeiros que aprendemos quando começamos a estudar o idioma. No entanto, o seu uso correto costuma causar muitas dúvidas, e não é raro que alguns alunos se confundam e cometam erros gramaticais ao utilizá-lo. Mas para você não errar mais, nós organizamos uma revisão com os usos  do verbo to have no inglês. Confira!

Main verb

Quando exerce a função de verbo principal em uma oração, o verbo to have significa “ter” ou “possuir” objetos, compromissos ou até mesmo relacionamentos, por exemplo. Nesses casos, ele pode ser conjugado nos tempos presente, passado e futuro. Acompanhe.

Present tense

A forma afirmativa do verbo to have no presente possui algumas variações com base no pronome pessoal a que a oração se refere. Essa peculiaridade é fruto da ancestralidade do Old English, que não permite apenas adicionar a letra -s ao final de todos os verbos. Portanto, o verbo haves não existe, OK?

O correto é utilizar as flexões have e has para falar sobre situações no presente. No entanto, essa diferenciação não ocorre nas formas negativa e interrogativa. Nesse caso, o verb do/does atua como auxiliar. E nas negativas podemos usar do not/does not, ou as formas contraídas don’t/doesn’t. Veja.


 

I have

I don’t have

Do I have?

You have

You don’t have

Do you have?

He has

He doesn’t have

Does he have?

She has

She doesn’t  have

Does she have?

It has

It doesn’t  have

Does it have?

We have

We don’t have

Do we have?

You have

You don’t have

Do you have?

They have

They don’t have

Do they have?

Simples, não é mesmo? Acompanhe alguns exemplos.

Juliana has three cats. Juliana tem três gatos.

We have a lot of work to do! Nós temos muito trabalho a fazer!

They don’t have all the money they need. Eles não têm todo o dinheiro de que precisam.

Does he have the right address to get to the party? Ele tem o endereço correto para chegar à festa?

Past tense

O verbo to have também pode ser conjugado no tempo passado. Mas atenção! Como já vimos anteriormente, esse verbo é irregular e, portanto, não se deve apenas acrescentar as letras -ed ao final. O passado do verbo to have é had. E aqui usamos o auxiliar did em negativas e interrogativas, sendo que nas negativas podemos usar did not, ou a forma contraída didn’t. Entenda.

I had

I didn’t have

Did I have?

You had

You didn’t have

Did you have?

He had

He didn’t have

Did he have?

She had

She didn’t have

Did she have?

It had

It didn’t have

Did it have?

We had

We didn’t have

Did we have?

You had

You did not have

Did you have?

They had

They did not have

Did they have?

Confira alguns exemplos com o verbo to have no passado.

Matheus had classes this morning. Matheus teve aulas esta manhã.

We had a day trip planned for today, but it’s raining too much. Nós tínhamos uma viagem planejada para hoje, mas está chovendo muito.

You didn’t have any reason to be so rude! Você não tinha motivo algum para ser tão rude!

Did she at least have dinner before falling asleep? She was so tired! Ela pelo menos jantou antes de adormecer? Ela estava tão cansada!

Future tense

Por fim, o verbo to have pode ser conjugado no futuro. Nesse caso, will se transforma em um verbo auxiliar e não há variações. A forma contraída nas negativas é won’t. Veja.

I will have

I won’t have

Will I have?

You will have

You won’t have

Will you have?

He will have

He won’t have

Will he have?

She will have

She won’t have

Will she have?

It will have

It won’t have

Will it have?

We will have

We won’t have

Will we have?

You will have

You won’t have

Will you have?

They will have

They won’t have

Will they have?

Tranquilo, não é mesmo? Acompanhe mais alguns exemplos.

Roberta will have a baby! Roberta terá um bebê!

The students won’t have classes during spring break. Os alunos não terão aulas durante o recesso de primavera.

Will you have everything packed in the morning? Você terá tudo embalado pela manhã?

I will have a copy of the contract tomorrow. Eu terei uma cópia do  contrato amanhã.

Different meanings

Como verbo principal de uma oração, o verbo to have também pode trazer outros significados figurativos além de “possuir”. Ele também pode aparecer no passado, presente ou futuro. Entenda.

To eat/To drink

O verbo to have pode ser usado no sentido de “ingerir”, para substituir os verbos to drink (beber) ou to eat (comer).

We had lunch at Mcdonald's today. Nós almoçamos no Mcdonald’s hoje.

Maiara always has a cup of tea before bedtime. Maiara sempre toma uma xícara de chá antes de se deitar.

Outra questão interessante é que, enquanto verbo principal, to have não pode ser usado no gerúndio. A única exceção à regra é quando ele substitui “comer” ou “beber”. Confira.

Raquel, what do you think about us having lunch together tomorrow? Raquel, o que você acha de nós almoçarmos juntos amanhã?

What are you having: steak or chicken? O que você vai comer: bife ou frango?

Construções particulares

Ainda, existem algumas construções particulares em que o verbo to have é utilizado como principal. Acompanhe alguns exemplos:

Mauricio had an horrible accident yesterday. Maurício esteve um acidente horrível ontem.

Have a sit, Giovanna. The doctor will be with you soon. Sente-se, Giovanna. O médico virá falar com você em breve.

Have a great weekend, Oswaldo! Tenha um ótimo final de semana, Oswaldo!

Oh, sorry, I didn’t answer the phone because I was having a shower. Ah, desculpe, eu não atendi o telefone porque estava tomando banho.

We will have a party on Fernanda’s birthday! I’m so excited! Vamos fazer uma festa no aniversário da Fernanda! Eu estou tão animado!

Have a good test, Larissa! Boa prova, Larissa!

We had a lot of fun yesterday. Nos divertimos muito ontem.

Modal verb

Na língua inglesa, o  have to também pode fazer a função de um  modal verb. Quando empregado no sentido de obrigação - “ter que” ou “ter de”, em português - esse verbo vem acompanhado de outro, sempre no infinitivo. No entanto, a sua peculiaridade está no fato de que, diferente dos outros modais, o verbo to have pode ser flexionado em orações afirmativas, negativas e interrogativas. Veja.

We had to work until 9 p.m. yesterday. Nós tivemos que trabalhar até às 21 horas ontem.

I have to study hard, otherwise I might not pass chemistry this semester.Eu tenho que estudar muito, caso contrário eu não irei passar em química neste semestre.

Renato will have to walk to his office because he lost the bus this morning. Renato terá que ir a pé até o seu escritório porque perdeu o ônibus hoje de manhã.

Auxiliary verb

O verbo to have também pode ser usado como um verbo auxiliar. Nesse caso, ele é parte dos perfect tenses. Relembre cada uma.

Present Perfect

Expressa uma determinada situação que aconteceu em um passado recente, mas traz um resultado significativo no tempo presente. O verbo to have é conjugado sempre no presente e acompanha um verbo principal no particípio passado.

We have been to Rio de Janeiro a couple of times. Nós estivemos no Rio de Janeiro algumas vezes.   

Carol has read the whole Harry Potter saga! Carol leu toda a saga de Harry Potter!

Present Perfect Continuous

Retrata uma ação que é contínua ou se repete desde o passado até o momento presente. É formado pelo verbo to have conjugado no presente, o verbo to be conjugado no past participle e o verbo principal no gerúndio.

I have been sleeping pretty badly these last couple of nights. Eu tenho dormido muito mal nessas últimas noites.

We have been living in Campinas for ten years. Nós estamos morando em Campinas há dez anos.  

Past Perfect

É utilizado para mencionar um fato que ocorreu antes de uma determinada situação no passado. Nesse caso, o verbo to have atua como auxiliar, é conjugado no presente simples e é acompanhado do verbo principal no particípio passado.

My grandma had just fallen asleep when she started feeling sick.Minha avó tinha acabado de adormecer quando começou a se sentir mal.

I had finished all my assignments by the time Bruno called me. Eu tinha terminado todos os meus trabalhos no momento em que Bruno me ligou.

Past Perfect Continuous

Remete a uma situação contínua no passado que causou um determinado resultado. É formado pelo verbo to have no passado, o verbo to be conjugado no past participle e o verbo principal no gerúndio.  

It had been raining for several hours, so all the streets were flooded. Estava chovendo há várias horas, então todas as ruas estavam inundadas.

Marina had been working on her thesis for a year when her computer broke down.Marina estava trabalhando em sua tese havia um ano quando o computador dela quebrou.

Future Perfect

Esse tempo verbal é usado para fazer referência a uma ação que estará completa em um determinado tempo no futuro. Nesse caso, to have é um verbo auxiliar conjugado no futuro (will have), acompanhado do verbo principal no past participle.

Kaue will have finished the assignment by Monday. Kaue terá terminado a tarefa na segunda-feira.

We will have arrived at the beach by lunchtime. Nós teremos chegado à praia até a hora do almoço.

Future Perfect Continuous

Retrata uma ação contínua no futuro que também será terminada em um determinado momento. Essa estrutura é formada pelo verbo to have no futuro (will have), somado ao verbo to be conjugado no past participle e ao verbo principal no gerúndio.

When Isabela arrives, I will have been cleaning the house completely alone for three hours! Quando a Isabela chegar, eu vou estar limpando a casa completamente sozinha há três horas!

By the end of the month, he will have been living in the US for a whole year. Ao final do mês, ele estará morando nos EUA por um ano inteiro.

Have to: erros comuns

Por fim, é necessário estar sempre atento às particularidades da língua inglesa. Com o verbo to have não poderia ser diferente, não é mesmo? Confira algumas situações que podem causar confusão para os alunos que estão começando no aprendizado do idioma:

“I have 20 years old”

Uma questão que costuma confundir muitos brasileiros é que na língua inglesa você não tem uma idade, você é alguns anos velho. No idioma, é considerado gramaticalmente incorreto usar o verbo to have para indicar quantos anos você tem; o correto é o uso do verbo to be.

Giulia is 20 years old. → Giulia tem 20 anos.

I’m 48. → Eu tenho 48.

“Have a car in front of my house”

Outro ponto que causa confusões entre os brasileiros é que no português, nós usamos o verbo “ter” também no sentido de “haver” ou “existir”. Apesar de aceita na linguagem do dia a dia aqui, essa construção é completamente equivocada no inglês. O verbo to have não deve ser empregado no sentido de “existir”, mas apenas de “possuir”. Para “existir”, deve-se utilizar there is/there are.

There is a car parked in front of my garage!Há um carro estacionado em frente à minha garagem!

There are over fifteen books in my reading list this semester! Há mais de quinze livros na minha lista de leitura neste semestre!

E aí, anotou todos os usos do verbo to have? Ele possui algumas peculiaridades e é muito importante revisar os tempos verbais e seus usos particulares também, OK?

Se você gostou deste post, aproveite e leia também:

Como usar o first conditional em inglês

5 motivos para investir no seu inglês

TOEIC: Como funciona o exame de proficiência em inglês

Venha para a SKILL!

Ser fluente em inglês significa absorver o idioma de forma completa. Venha para a SKILL e tenha um aprendizado sólido e estruturado! Cadastre-se aqui e ganhe 4 aulas.

Tweetar
Compartilhar
+1
LER
Como falar sobre casas em inglês
05.12.2019 | Inglês

Saiba como falar sobre os diferentes tipos de moradia.

LER
5 destinos para curtir o verão nas férias
04.12.2019 | Viagens

Confira as dicas de lugares perfeitos para viajar nas férias de verão!

LER
5 músicas espanholas para praticar o idioma
28.11.2019 | Espanhol

Confira os sucessos que vão te ajudar nos estudos!

LER
Partes da casa em inglês
27.11.2019 | Inglês

Confira como falar as partes da casa em inglês!

Skill Idiomas
Pearson - Always Learning
©Skill Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP

CADASTRE-SE E GANHE 4 AULAS!