Uma música é capaz de traduzir momentos importantes das nossas vidas, trazendo sensações que chegam a ser indescritíveis, não é mesmo?! Porém, muito além da parceria em várias situações do dia a dia, a música ainda pode ser uma amiga e tanto nos estudos de inglês! Os versos e as estrofes das canções podem te ensinar muita coisa e contribuir com a prática diária do idioma. E nos itens abaixo, você descobrirá como!
Estamos sempre em contato com músicas em inglês que tocam repetidas vezes nas rádios e criam a paisagem sonora de lugares como bares, restaurantes e baladas. Ouvir canções constantemente nos acostuma com a sonoridade de palavras da língua inglesa que, ditas em outros contextos, não parecem tão estranhas aos ouvidos.
As letras das músicas geralmente apresentam características importantes do inglês coloquial, cheias de gírias e contrações. Assim, é um excelente treinamento para você ter contato com outros exemplos de textos que fogem à linguagem formal encontrada nos livros e em outras fontes de estudo do idioma.
Uma audição passiva das músicas no dia a dia irá te ajudar a se acostumar com a sonoridade do idioma. Porém, para utilizar o recurso a fim de aprender inglês de fato, é preciso dedicar tempo a um estudo mais aprofundado e detalhado.
Você pode se utilizar de alguns critérios para escolher as músicas para o seu treinamento de listening. Um deles pode ser meramente seus gostos pessoais, considerando os cantores dos seus estilos prediletos. Ou ainda escolher canções específicas para certos momentos do dia a dia, como uma seleção de ritmos animados para suas caminhadas.
Além disso, você pode categorizar as músicas pela complexidade. Comece pelas canções simples que todo mundo consegue cantar, e com o tempo, procure letras maiores e que apresentem palavras mais difíceis para complementar seus estudos.
Quando você ouve música apenas por ouvir, fica focado no embalo do som, deixando-se ir pela melodia e até se desliga da letra. Ao utilizar as canções para a prática do inglês, é preciso prestar bastante atenção ao que está sendo dito, procurando perceber as principais estruturas presentes nas frases. Com o aprendizado do idioma, as palavras vão se tornar mais nítidas e você irá reconhecê-las com maior facilidade.
Primeiramente, você pode fazer o exercício de tentar escrever a letra apenas ouvindo a música. Na sequência, acesse a internet e confira os versos originais, corrigindo o que errou na escrita. Além disso, estude criteriosamente as estrofes da canção, identificando as estruturas ortográficas que você aprende no curso, como o uso dos verbos auxiliares e os significados dos principais adjetivos.
Ouça as músicas diversas vezes e repita as frases até ficarem iguais ao modo dito pelo cantor. Escolha um local confortável para o treinamento e não tenha vergonha de soltar a voz! Não é sempre que a pronúncia do intérprete vai ser exatamente a correta, por isso é importante tirar as dúvidas com os professores do curso de inglês.
Pegue o papel e a caneta ou mesmo o smartphone e escreva suas próprias letras! Não quer dizer que você precisa produzir músicas de fato, - mas se quiser, quem sabe você não cria o próximo hit do momento, né?! - mas sim praticar e exercitar a escrita, para que você aplique os conhecimentos obtidos nos estudos do idioma.
É importante salientar que apenas praticar o idioma com músicas pode não ser suficiente para o aprendizado. É fundamental estudar a estrutura da língua e contar com o acompanhamento de professores especializados para te ensinar o inglês de maneira correta. As músicas devem funcionar como um complemento aos estudos, te ajudando a aprender a língua inglesa de maneira prática e divertida.
A SKILL possui um e-book com um guia completo para você utilizar suas canções prediletas para praticar o inglês. Acesse o link abaixo e faça o download!
E-book: Aprendendo inglês com música
Ser fluente em inglês significa absorver o idioma de forma completa. Venha para a SKILL e tenha um aprendizado sólido e estruturado! Cadastre-se aqui e ganhe 4 aulas.
Saiba quais filmes da época ainda fazem sucesso!
Aprenda mais sobre as abreviações mais usadas.