NOTÍCIAS

Como usar o first conditional em inglês
29.03.2019 | Inglês
Como usar o first conditional em inglês

Aprender um novo idioma é um desafio que também envolve conhecer novas estruturas gramaticais e aprender a usá-las corretamente, identificando não apenas as regrinhas, mas também os momentos certos em que elas devem ser utilizadas. Para ajudar você a continuar mandando bem nos estudos, nós explicamos o que é o first conditional em inglês e qual é a sua estrutura correta. Pronto para conferir? Vamos lá! :)

First conditional: o que é?

Em inglês, o first conditional, ou primeiro condicional, é uma oração cuja função é indicar possibilidades diante de ações e resultados no futuro. A estrutura, que é uma das if clauses, refere-se a uma condição que, apesar de estar sendo imaginada no presente, é pautada em uma situação futura que provavelmente irá acontecer e causar um determinado resultado. Parece confuso? Vamos acompanhar alguns exemplos:

If Arthur doesn’t answer my texts, I will phone him later tonight.

Se Arthur não responder as minhas mensagens, eu vou ligar para ele hoje à noite.

[imagined future situation] → [imagined future result]

Aqui, é possível perceber que o interlocutor está se referindo a uma condição futura, apesar de estar no presente. Além disso, tal situação, se acontecer, irá causar determinado resultado. No caso do exemplo, o resultado imaginário será uma ligação, enquanto a situação futura que ainda não aconteceu é a falta de resposta de Arthur. Simples, não é mesmo? Vamos acompanhar mais um exemplo.

If they play League Of Legends all night, they will be really tired tomorrow morning.

Se eles jogarem League Of Legends durante toda a noite, eles vão estar muito cansados amanhã de manhã.

[imagined future situation] → [imagined future result]

Nessa situação, também pode-se perceber a projeção do interlocutor em relação a uma situação futura e qual seria o seu possível resultado. Agora o interlocutor pontua, ainda no presente, que se os sujeitos da oração passarem a noite toda jogando videogame, o resultado será o cansaço na manhã seguinte.

É interessante notar que o first conditional será sempre acompanhado do termo if, traduzido como se, em português. Dessa forma, a estrutura permite imaginar um possível resultado no futuro que só irá acontecer se uma situação específica ocorrer antes.

Estrutura

O first conditional é sempre formado por duas sentenças. A primeira chama-se if clause e acompanha um verbo conjugado no simple present. A segunda, chamada main clause, tem o verbo conjugado no simple future. Confira a estrutura completa:

If + Simple present + Simple future

Se + Presente simples + Futuro simples

Uma sugestão interessante é reparar como a própria construção das sentenças explora as condições que nós explicamos no tópico anterior. O presente simples com if expressa uma condição possível no futuro enquanto o futuro simples tem o objetivo de mostrar o possível resultado para tal situação. Confira mais alguns exemplos:

Gustavo, if I cook us lunch, will you do the dishes? Gustavo, se eu preparar o almoço, você vai lavar a louça?

Oh no! If Maiara gets home right now, she will find out we are planning her a surprise birthday party!Ah não! Se Maiara chegar em casa agora, ela descobrirá que estamos planejando uma festa de aniversário surpresa!

If Larissa doesn’t hurry up, she will be really late for her flight! Se Larissa não se apressar, ela irá se atrasar muito para o seu voo!

If you want to backpack around Latin America, you will have to save some money. - Se você quiser fazer um mochilão pela América Latina, terá que guardar um pouco de dinheiro.

Modal verbs

Como mencionamos, a main clause é formada por um verbo no futuro. No entanto, é preciso ter em mente que pode-se utilizar o verbo modalwill e também aqueles que apresentam sentido de futuro. Confira alguns exemplos com os modais might e can:

If Julia doesn’t start eating properly soon, she might feel really weak and even get sick.Se a Julia não começar a se alimentar corretamente logo, ela pode sentir-se fraca e até mesmo ficar doente.

If we don’t use sunscreen, we might get sunburned. Se nós não usarmos protetor solar, nós podemos nos queimar com o sol.

If I finish my homework until 5 o'clock, I can play some video game before dinner. Se eu terminar meu dever de casa até às 17 horas, posso jogar um pouco de videogame antes do jantar.

If Márcio’s boss says it’s OK, he can travel with us to the beach for carnival. → Se o chefe do Márcio disser que está tudo bem, ele poderá viajar conosco para a praia no carnaval.

Uma dica bacana para não se confundir com os modal verbs é lembrar sempre que o will deve ser usado quando o interlocutor pensa que uma determinada ação irá realmente acontecer. Já might e can devem ser empregados em situações em que não se tem certeza se irão acontecer ou não.

Negative form

Ainda, o first conditional pode ser usado com sentido negativo, ou seja, os verbos modais podem ser usados em sua forma negativa. Veja alguns exemplos:

If the prom dress I like is too expensive, I won’t buy it.Se o vestido de formatura que eu gostar for muito caro, eu não vou comprá-lo.

If it rains this weekend, we might not be able to go to the amusement park. Se chover neste fim de semana, talvez não consigamos ir ao parque de diversões.

If the power is still out by the end of the evening, we can’t light up the oven, so there will be no dinner tonight! Se a energia ainda estiver desligada até o final da noite, não podemos acender o forno, então não haverá jantar hoje à noite!

>

Lembre-se!

 

Os verbos modais podem ser utilizados na construção do first conditional tanto na sua forma afirmativa quanto na negativa, incluindo também as suas contractions. Por isso, não esqueça de revisá-las, ok?

 

Will → Will not → Won’t

Might → Might not → Mightn’t

Can → Cannot → Can’t

Inversão da main clause

Por fim, vale lembrar que o first conditional também pode aparecer com a sua ordem invertida! Nesse caso, a main clause, com o verbo no futuro, virá antes da if clause, que apresenta o verbo no presente simples. Um detalhe importante é que quando a main clause vem no começo da sentença, não se deve usar vírgulas. Entenda:

What will you say if he wants to go back to you?O que você dirá se ele quiser voltar com você?

I will go to Disneyland with my best friend if my parents can help me pay the flight ticket. Eu irei para a Disneilândia com meu melhor amigo se meus pais puderem me ajudar a pagar a passagem aérea.

I’ll ask him why he is mad if you want me to. Eu vou perguntar por que ele está tão bravo se você quiser.

Mônica might fail this semester if she doesn’t get a good grade soon. Mônica pode ser reprovada neste semestre se não tirar uma nota boa em breve.

O first conditional é um dos usos mais comuns de if clauses na língua inglesa, uma vez que é utilizado para se referir a possíveis situações futuras! Uma dica bacana é exercitar os seus novos conhecimentos arriscando escrever quais serão os resultados que você pode alcançar ao conquistar uma meta ou um sonho!

Caso o seu sonho seja conhecer a Europa, por exemplo, você pode dizer que “if I travel all around Europe, I will take a bunch of photographs”. Mas não deixe de praticar, ok? Quanto mais você estudar o inglês e suas estruturas gramaticais, mais próximo você estará da tão sonhada fluência no idioma!

Se você gostou desse post, aproveite a visita ao nosso blog e leia também:

O que são Relative Clauses? Veja como utilizar!

O que significa whatsoever?

O que significa a frase "be my guest"?

Venha para a SKILL!

Ser fluente em inglês significa absorver o idioma de forma completa. Venha para a SKILL e tenha um aprendizado sólido e estruturado! Cadastre-se aqui e ganhe 4 aulas.

Tweetar
Compartilhar
+1
LER
O que significa o phrasal verb “fall for”?
12.12.2019 | Inglês

Confira como usar da maneira correta.

LER
Termos em inglês para usar no currículo
10.12.2019 | Inglês

Saiba os principais termos da língua inglesa para colocar no seu currículo.

LER
Qual a diferença entre espanhol e catalão?
06.12.2019 | Espanhol

Confira as diferenças e acabe com suas dúvidas!

LER
Como falar sobre casas em inglês
05.12.2019 | Inglês

Saiba como falar sobre os diferentes tipos de moradia.

Skill Idiomas
Pearson - Always Learning
©Skill Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP

CADASTRE-SE E GANHE 4 AULAS!