Cover letter nada mais é que o termo em inglês para a carta de apresentação que utilizamos aqui no Brasil. Trata-se do documento ou simplesmente do texto escrito no corpo do e-mail que vai junto com a sua candidatura para uma vaga de emprego. Você sabia que uma cover letter bem escrita pode ser decisiva para te ajudar a conquistar o cargo? Confira nossas dicas!
Pense em um recrutador do RH de uma grande empresa que recebe centenas ou até milhares de currículos à medida em que abre uma nova vaga. Antes de analisar as competências de cada candidato, é preciso chamar sua atenção para que ele entenda de maneira rápida por que você está se candidatando e quais seus diferenciais perante à tanta gente que também quer a vaga.
A cover letter é um jeito de usar aquele espaço de maneira produtiva, já que um simples “segue currículo em anexo” não funciona. Além disso, essa mesma estrutura de carta é utilizada em outros contextos, como solicitação de intercâmbio ou de bolsas de estudos. De todo jeito, se quer ter sucesso em uma multinacional ou fora do país, é importante aprender a fazer. Veja a estrutura:
No topo da carta, você pode colocar o seu nome e o cargo de trabalho ou a formação. Por exemplo:
Carlos A. Rinaldi Content producer |
Logo abaixo você pode colocar as informações do destinatário da carta. Veja:
W.O. Productions 89, 5th Avenue, New York, NY, 033450 |
Nessa parte você se direciona diretamente e de maneira cordial à pessoa que irá ler a carta. Se não souber mesmo o nome do responsável é até possível usar a expressão “to whom it may concern”, que significa “a quem interessar”. Porém, ela é muito impessoal e o interessante é que você se informe sobre o destinatário e o cite nominalmente. Veja:
Dear Janet, |
Você pode usar o primeiro parágrafo para se apresentar, falando um pouco mais sobre sua formação e área de atuação, direcionando ao cargo que motivou o envio da carta. Por exemplo:
As a content producer, I am very excited to apply for the position of Content Manager at your company. I have been waiting for this opening for so long. I’m confident that I can help the development of the area with my experience. |
Nessa parte, aproveite para relatar experiências - profissionais ou acadêmicas - que convençam o recrutador a acreditar que você é a pessoa perfeita para a vaga.
In my first job, I wrote scripts for two famous Youtube channels in Brazil for three years. And then I created my own channel about music and movies. Since then I have been recording two videos a week. I also worked for an agency that handled youtubers in Brazil. That experience taught me a lot about how to deal with the producers and sponsors, making a good bridge between them. |
Escreva um pouquinho mais para demonstrar como a empresa também é uma ótima oportunidade para sua carreira. Veja:
I know that you are a leader in content production in the United States. I want to offer my experience in Brazil and learn more about marketing in North America. I trust this can be a great opportunity and have good results for both of us. |
É importante se lembrar de que a cover letter é fundamental para motivar o recrutador a olhar o seu currículo. Por isso, cuide bem do fechamento, por exemplo:
I am available to talk in detail about my work in Brazil and demonstrate how it could bring different results to your company. |
Para finalizar, utilize expressões cordiais como kind ou best regards; por exemplo. Veja:
Kind regards, Carlos A. Rinaldi. |
Veja algumas dicas gerais para a escrita da uma boa cover letter:
Ser fluente em inglês significa absorver o idioma de forma completa. Venha para a SKILL e tenha um aprendizado sólido e estruturado! Cadastre-se aqui e ganhe 4 aulas.
Saiba quais filmes da época ainda fazem sucesso!
Aprenda mais sobre as abreviações mais usadas.