Participar de uma reunião de negócios em inglês pode deixar muitos profissionais inseguros, independentemente do seu nível de conhecimento e domínio do idioma. Mas para você ficar tranquilo nesse momento, organizamos um pequeno roteiro para reuniões profissionais, com as principais frases e estruturas que você pode utilizar ao longo do encontro para dialogar e discutir novas ideias com seus colegas. Confira!
O primeiro passo para realizar uma reunião é agendá-la. Nesse caso, um e-mail é a solução ideal para notificar todos os attendees - ou participantes, em português - que devem estar presentes no encontro. Na língua inglesa, usamos a expressão to schedule a meeting para nos referirmos ao ato de agendar uma reunião.
Na mensagem, você deve listar as informações mais importantes, como date and time, ou data e horário, e o place em que a reunião irá acontecer. De acordo com o conteúdo da reunião, talvez seja necessário enviar o briefing na mensagem, com todas as informações e temas que serão discutidos.
A reunião deve ser iniciada pelo chairperson, responsável por direcionar o encontro e as discussões. É importante que o primeiro momento envolva os greetings, ou seja, os cumprimentos e boas-vindas aos presentes. Confira algumas frases para essa situação:
Welcome, everyone! → Sejam todos bem-vindos!
Once everyone is here, we shall start our meeting. → Quando todos estiverem aqui, nós começaremos a nossa reunião.
We have a lot to accomplish today, so let’s get started. → Nós temos muito o que realizar hoje, então vamos começar.
Caso a reunião seja formada por profissionais que não se conheçam, é importante apresentar todos os presentes de maneira educada. Veja:
It’s my pleasure to introduce… → É meu prazer apresentar...
Agora que a reunião já foi iniciada, é essencial lembrar a todos os presentes quais são os objetivos do encontro e os assuntos que estarão em pauta e precisam ser discutidos e solucionados. Anote algumas estruturas que você pode usar:
We are here today to… → Nós estamos aqui hoje para…
Our goal today is to… → O nosso objetivo hoje é…
We’ve got a lot to discuss today. → Nós temos muito o que discutir hoje.
We need to come up with a strategy to… → Nós precisamos criar uma estratégia para...
Durante o desenrolar do encontro, é necessário argumentar e demonstrar os seus pontos de vista sobre os assuntos que estão sendo discutidos com os demais presentes. Para tal, você pode usar expressões como:
Our first option is… → Nossa primeira opção é…
I think that our best option is… → Eu acho que nossa melhor opção é…
I agree. → Eu concordo.
I’d like to make a comment about this matter, if I may. → Eu gostaria de fazer um comentário sobre esse assunto, se eu puder.
There’s something I would like to add. → Há algo que eu gostaria de acrescentar.
Can I raise a point here? → Posso levantar um ponto aqui?
É necessário estar pronto para tirar dúvidas e certificar-se de que você está compreendendo todas as ideias corretamente e concorda com os apontamentos que estão sendo feitos pelos demais colaboradores. Nessa situação, você pode usar expressões como:
Just to make sure I got it right. You’re talking about… → Só para ter certeza de que compreendi. Você está falando sobre...
I’m not sure I understand what you are suggesting. → Eu não tenho certeza se compreendi o que você está sugerindo.
Ao caminhar para o final da reunião, é fundamental ter certeza de que todos os presentes concordam com os pontos discutidos e com as soluções que foram acordadas. Nessa situação, podem ser usadas frases como:
Are we all agreed on this? → Estamos todos de acordo com isso?
Let’s take a vote and make sure we are all on the same page about it. → Vamos votar e garantir que estamos todos de acordo sobre isso.
To sum up, we’ve decided to… → Para resumir, nós decidimos que…
Por fim, é hora de encerrar o encontro e agradecer a presença de todos. Confira frases que podem ser usadas nesse momento:
We will finish here today. → Vamos encerrar por aqui hoje.
We covered all the points for today, so that’s all for now. → Nós cobrimos todos os pontos de hoje, então isso é tudo por enquanto.
Thank you all for coming. → Obrigada a todos vocês pela presença.
Estar preparado para uma reunião de negócios é sempre muito importante, sobretudo quando ela será em outro idioma! Não deixe de rever estruturas importantes para a ocasião e revisar pontos gramaticais que podem ajudar você, além do vocabulário específico da sua área de atuação profissional.
Se você está estudando a língua inglesa para mandar bem no mercado de trabalho, veja também:
Como fazer uma cover letter em inglês
Como superar o medo de falar inglês no trabalho?
Venha para a SKILL!
A SKILL acredita que ser fluente significa absorver o idioma de forma completa! Conheça nosso curso de inglês business, construa um aprendizado sólido para o mercado de trabalho e vença o medo de falar inglês.
Saiba quais filmes da época ainda fazem sucesso!
Aprenda mais sobre as abreviações mais usadas.