Trabalhar no exterior enriquece o seu currículo profissional e rende ótimas vivências pessoais! No entanto, para decolar em direção às novas conquistas é necessário formular um bom currículo, destacando suas qualificações para a vaga dos sonhos e mostrando que você também domina a língua inglesa. O primeiro passo é organizar todas as suas informações de maneira clara e concisa. Confira algumas dicas!
Informações pessoais
Assim como nos currículos brasileiros, os seus dados pessoais devem ser a primeira informação sobre você! Por isso, você pode ficar à vontade e até dispensar o título “personal information”. Preencha com o seu nome completo, data de nascimento, endereço, e não se esqueça do telefone e do e-mail para contato.
Full Name - Cecília Rodrigues de Matos Date of birth - February 12, 1994 Address - Alameda dos Ipês 125 Campinas, São Paulo - Brazil Mobile - (19) 3216-9875 E-mail - ceciliardematos@email.com |
Objetivo
Mencione quais são os seus objetivos profissionais, ou seja, em qual vaga e área você deseja atuar dentro de uma empresa.
Senior copywriter Looking for a senior copywriter position in a marketing agency in the United States. |
Experiência profissional
Aqui você descreve suas experiências profissionais. Mencione os departamentos e os cargos nos quais atuou, os nomes das empresas em que trabalhou e as atividades que você realizava no dia a dia. As experiências mais recentes devem ser listadas primeiro.
Dica importante para os recém-formados: se você ainda não tem uma vivência no mercado de trabalho, coloque a sua formação acadêmica antes das suas experiências profissionais. No entanto, não deixe de citar estágios e processos de trainee.
2017-2018 - Y&R Copywriter Brainstorming copy ideas with the marketing team; Writing clear copies with distinct voices; Use of SEO principles to maximize content’s reach. 2014-2016 - AlmapBBDO Internship at the marketing department Locating and archiving press clips; Organizing and maintaining mailing lists; Distributing promotional materials. |
Formação acadêmica
Aponte as suas vivências acadêmicas, citando em qual área você se graduou, qual a instituição de ensino e o ano em que você se formou. Na sequência, não deixe de mencionar pós-graduação, mestrado, doutorado e MBA caso tenha realizado.
2017-2019 - Masters in Digital Marketing, University of Campinas 2015-2016 - MBA in Graphic Design, University of Campinas 2010-2014 - Bachelor's degree in Social Communication, University of São Paulo. |
Idiomas
Descreva as suas habilidades com outros idiomas, apontando também o seu nível de conhecimento em cada um - use as expressões básico, intermediário, avançado e fluente. Caso você esteja se candidatando para uma vaga internacional, não deixe de mencionar que o português é a sua língua materna.
Seja sincero e não tente disfarçar o seu verdadeiro domínio de uma língua. É muito comum que as empresas realizem testes ou entrevistas em inglês ou espanhol, por exemplo, para se certificar de que o candidato realmente tem as habilidades que estão sendo descritas
Caso você tenha certificados de cursos de idiomas ou certificações internacionais, não deixe de mencioná-los neste tópico. Assim os recrutadores terão mais segurança sobre os seus conhecimentos em línguas estrangeiras.
Portuguese - Native speaker English - Fluent Spanish - Intermediate French - Basic |
Habilidades técnicas
Mencione outras habilidades que podem ajudar você a se destacar no mercado de trabalho e evidenciar para o recrutador porque você é a escolha certa para a vaga! Cite apenas tarefas relacionadas à sua área de atuação, como técnicas específicas e domínio de softwares, por exemplo.
Microsoft Office Google Ads SEO Adobe Softwares |
Realizações
Não deixe de citar também as suas conquistas. Nesse tópico, vale mencionar bolsas, premiações, menções honrosas ou viagens internacionais que somam mais conhecimento à sua experiência profissional.
Publicações
Para os profissionais com vasta atuação na área acadêmica, é fundamental mencionar os livros e artigos publicados ao longo dos anos, especificando também os títulos dos periódicos, número e ano da edição.
Trabalho voluntário
Algumas empresas veem com bons olhos candidatos que participaram de trabalhos voluntários. Se você já teve essa experiência, não deixe de apontá-la brevemente.
Ao montar o seu currículo, seja claro e objetivo! Procure mantê-lo com menos de duas folhas e dê preferência para formatações mais neutras, com a escolha de cores sérias e letras clássicas, como Arial ou Times New Roman. A exceção são as áreas que dialogam diretamente com a comunicação e a criatividade, cujas abordagens podem ser um pouquinho mais divertidas e marcantes.
Se você está entrando no universo profissional, aproveite para conferir a nossa seleção especial de posts:
5 motivos para investir no seu inglês
TOEIC: Como funciona o exame de proficiência em inglês
7 coisas que você precisa fazer para se tornar fluente em 2019
Ser fluente em inglês significa absorver o idioma de forma completa. Venha para a SKILL e tenha um aprendizado sólido e estruturado! Cadastre-se aqui e ganhe 4 aulas.
Saiba quais filmes da época ainda fazem sucesso!
Aprenda mais sobre as abreviações mais usadas.