O Brasil é um país com toda a história marcada pela diversidade de povos que compõe a sua população. Desde a colonização portuguesa em 1500, as invasões holandesas no século XVII e a chegada de imigrantes de diversas partes do mundo durante o século XIX, diferentes culturas se encontraram por aqui, o que se reflete na arte, na música, nos hábitos diários e também na gastronomia.
A Skill trouxe alguns pratos comuns no dia a dia dos brasileiros que tem origem internacional:
Muita gente não sabe, mas esse prato consumido diariamente aqui no Brasil tem origem na Rússia, com nome derivado de uma família real do período czarista, os Stroganov. A receita, originalmente com creme de leite, carne picada, alho e cebola, foi complementada com cogumelos ao se popularizar na França, e no Brasil, recebeu o molho de tomate e acompanhamento com arroz e batata palha.
Tradicional da culinária portuguesa, a receita com bacalhau é bastante popular no Brasil, normalmente com acompanhamento de ovos cozidos, azeitonas pretas, batata cozida e tomate. O bacalhau é um alimento com a história ligada às Grandes Navegações: por ser um peixe seco e salgado, era uma das poucas carnes que poderia ser consumida a bordo dos navios de expedições colonizadoras, que não possuíam sal ou temperos.
Pratos de origem italiana são consumidos quase diariamente no Brasil, principalmente no sudeste, região que recebeu a maior parte dos imigrantes vindos da Itália durante o século XIX. As massas mais consumidas por aqui são a lasanha, o rondelli, o canelloni e os diversos tipos de macarrão, como spaghetti, penne, fusilli, dentre vários outros.
O cuscuz é um prato original da região africana do Magreb, no norte do continente. Consiste em um preparado de cereais com água, com acompanhamentos que podem variar de acordo com o costume local. A receita original da África inclui vegetais cozidos e algum tipo de carne, mas no norte do Brasil pode ser consumido doce, adicionando leite de coco e tapioca ao prato. Na região sudeste, principalmente em São Paulo, é consumido salgado normalmente acompanhado de ovos cozidos, azeitonas e frutos do mar.
Conhecido e consumido por todo o Brasil, o quibe é uma receita original do Oriente Médio e seu nome deriva da palavra kubbeh, que significa “bola”, por consistir em um bolinho de carne temperado com ervas. É comumente encontrado em países como Síria, Líbano e Iraque, e chegou ao Brasil junto com a onda de imigrantes árabes no início do século XX. Desde então, pode ser apreciado em restaurantes típicos, bares e lanchonetes ao redor do país.
E você, conhece mais algum prato estrangeiro que está na rotina dos brasileiros? Conta pra gente nos comentários!
Saiba quais filmes da época ainda fazem sucesso!
Aprenda mais sobre as abreviações mais usadas.