A cultura japonesa é cheia de detalhes interessantes: desde a grafia do idioma japonês à enorme influência do país na cultura pop mundial, suas tradições particulares são dignas dos muitos “fãs” que possuem ao redor de todo o mundo. Com a gastronomia não poderia ser diferente, e cada um dos pratos típicos do país tem o sabor e a apresentação marcados pela singularidade dessa cultura.
Seja durante uma viagem ao Japão ou em algum bairro local que siga os costumes do país, a Skill separou 8 das mais famosas sobremesas japonesas que você precisa provar quando tiver a oportunidade. Confira:
Apesar do formato de peixe, o Taiyaki é um bolinho doce feito com uma massa similar à panqueca americana, que leva farinha, ovos, açúcar, leite e manteiga. Ele é assado em uma forma com molde de peixe até dourar e normalmente é servido em barracas pelas ruas do Japão.
Os Wagashis são os doces mais tradicionais da gastronomia japonesa. Extremamente coloridos e decorados, são as estrelas das confeitarias japonesas e têm os mais variados formatos e sabores. Os mais comuns são feitos à base de kanten (uma espécie de gelatina extraída de algas marinhas) misturada com anko (pasta doce do feijão japonês azuki) e açúcar e decorados de acordo com as estações e datas comemorativas japonesas.
Também recheados com o tradicional anko, o Dorayaki é uma espécie de panqueca japonesa bastante comum no lanche das crianças. É a sobremesa favorita do Doraemon, o gato protagonista do anime famoso no Brasil como Doraemon: O Super Gato.
A origem dessa receita é francesa, mas os crepes são extremamente populares no Japão, principalmente em feiras e festivais ao ar livre. O que diferencia a versão japonesa é a forma, mais próxima do cone e bem parecida com o famoso temaki, além da enorme variedade de sabores que os japoneses inventaram para a receita, tanto doces como salgados. A diversidade é facilmente notada nas muitas lojas de crepe que encontramos pelo Japão, com vitrines coloridas de opções de recheios para escolha dos clientes. Na creperia típica japonesa Hachi Crepe & Café, no bairro da Liberdade em São Paulo, é possível escolher entre mais de 26 mil combinações diferentes de recheio para o seu crepe.
O Daifuku é feito à base de mochi, um bolinho japonês feito com farinha de arroz. Ele é tradicionalmente recheado com anko e morangos, e é possível encontrá-lo em três cores diferentes: branco (feito só de arroz), verde (com sabor aromatizado de chá verde) e cor de rosa (com sabor aromatizado de morango).
O Manju é um dos bolinhos mais tradicionais do Japão, também feito à base de mochi. Ele é tradicionalmente recheado com anko e pode ser facilmente encontrado em mercados típicos japoneses. Além da versão tradicional, ele também pode ser servido assado, grelhado no espeto ou com creme de laranja.
O Warabi Mochi é um doce feito com amido de batata doce e polvilhado com kinako, um tipo de farinha de soja torrada. A consistência dele é semelhante à gelatina.
Tradicional dos festivais japoneses de primavera, o Sanshoku Dango é uma combinação de três bolinhos Dango de cores diferentes em um espeto. Os dango são bolinhos também feitos à base de arroz, um pouco menos pegajosos que os mochi, e as três cores de cada um deles representam as flores (rosa), a neve (branco) e o novo crescimento das plantas (verde). Eles são consumidos durante os diversos eventos que acontecem no Japão para a celebração da primavera, em que toda a população pratica o hanami (hábito japonês de observar as flores desabrochando).
Que tal fazer esse prato cheio de significado na sua própria casa? Confira a receita de como fazer os seus próprios Sanshoku Dango:
Misture a farinha de arroz comum com a farinha de arroz glutinoso e o açúcar em uma bacia, até que formem uma massa homogênea. Separe-a em três partes idênticas.
Coloque o corante cor-de-rosa em pó em uma das partes e misture até que a massa ganhe um tom homogêneo. Faça o mesmo com o chá verde em pó para uma das outras partes e misture até que fique toda verde. Reserve a terceira parte.
Enrole as três partes de massa em três bolas idênticas, e coloque as três em uma panela com água fervente. Assim que as bolas começarem a subir ao topo da panela, retire-as com uma concha e as coloque em uma bacia com água fria para interromper o cozimento. Depois, espete cada uma delas em um espeto de madeira.
Pronto! Agora você já tem um prato para saborear enquanto pratica o hanami. Não deixe de conferir outras curiosidades sobre a cultura japonesa e os animes e mangás mais famosos do Japão no nosso blog. E se estudar o idioma japonês é o seu objetivo, venha conhecer os cursos e modalidades de aprendizado da Skill e aprenda a se comunicar em qualquer situação que precisar. Cadastre-se no nosso site e ganhe 4 aulas!
Saiba quais filmes da época ainda fazem sucesso!
Aprenda mais sobre as abreviações mais usadas.