Quando se fala da França, é impossível não pensar nas vitrines das famosas confeitarias do país, lotadas dos mais variados tipos de doces. Sempre coloridos e delicadamente enfeitados, são parte integral da cultura francesa e imperdíveis para qualquer um que esteja passeando pelo país.
Quer conhecer mais sobre a gastronomia tradicional da França? A Skill separou hoje para você 10 doces típicos franceses, confira:
O macaron é um pequeno biscoito recheado, conhecido como “doce da rainha” por ter sido trazido para a França pela rainha Catarina di Médici no século XVI. Hoje em dia, é visto como uma iguaria clássica do país e famosa no mundo todo, com uma variedade enorme de cores e sabores.
Feito com a massa choux, típica dos doces franceses, o éclair é similar às bombas que encontramos nas doceiras brasileiras. Tem formato comprido e recebe recheios e coberturas variados, normalmente muito bem enfeitado é a estrela das vitrines das confeitarias.
Os famosos profiteroles também são feitos com a massa choux, em formato de pequenos bolinhos recheados de creme e normalmente cobertos com calda de chocolate.
O crème brûlée é feito de creme de baunilha com uma cobertura de açúcar caramelizado, a qual deve ser quebrada com uma colher antes de comer a sobremesa.
Os baba au rhum são bolinhos regados de xarope de rum, normalmente cobertos com frutas e chantilly.
O clafoutis é um doce típico francês feito a partir do cozimento de cerejas inteiras no forno com um creme de farinha, ovos, leite e açúcar. Existem também versões salgadas com tomate e abobrinha no lugar das cerejas.
O crepe suzette é uma versão do crepe francês feita com sumo e raspas de tangerina e laranja.
Madeleine é um bolinho em formato de concha feito à base de ovo, tradicional da região de Lorraine. É o típico lanche da tarde de todas as crianças francesas.
Mille feulle em francês significa “mil folhas”, nome dado ao doce pelas suas diversas camadas de massa folhada, intercaladas com creme de baunilha e açúcar.
A tarte tatin é uma torta de maçã criada por duas irmãs francesas no século XIX, assada com a massa em cima das maçãs. A receita foi invertida por acidente e acabou se tornando um dos pratos mais populares do país, levando o sobrenome da família das duas (Tatin).
E aí, qual doce francês você ficou com mais vontade de provar? Conta pra gente nos comentários!
Saiba quais filmes da época ainda fazem sucesso!
Aprenda mais sobre as abreviações mais usadas.