BLOG

Qual a diferença entre espanhol e catalão?
06.12.2019 | Espanhol
Qual a diferença entre espanhol e catalão?

Você também acha difícil ficar por dentro das várias línguas existentes e ainda saber diferenciar uma da outra? Uma dúvida comum é sobre a diferença entre o espanhol e o catalão, sendo que muitas vezes essas línguas podem ser não apenas confundidas, mas tidas como sinônimos uma da outra. Bem ruim, não acha? Para que isso não aconteça com você, continue por aqui e veja as diferenças entre essas línguas.

Origens 

A língua espanhola, assim como a conhecemos, também pode ser chamada de “castelhano”, nome dado pela residência dos reis da região de Castilla (Castela) no reino medieval. Com origem no latim vulgar da Península Ibérica, atualmente é a língua oficial de 21 países do mundo, sendo falada por mais de 500 milhões de pessoas. Após a constituição da nação espanhola, foi instituído que a língua oficial seria o espanhol, não sendo mais oficialmente chamada de castelhano.

Já o catalão se trata de outra língua, com sua própria gramática. Ela se desenvolveu lá no século IX, quando os cristãos tomaram a península Ibérica, e ganhou maior força no século XIII, quando grande parte dos muçulmanos foram expulsos da região. Essa língua ganhou importância até o século XV na região do Mediterrâneo, com destaque para a atual capital da Catalunha, Barcelona. Entretanto, com o passar dos séculos e com as mudanças sociopolíticas, a imprensa e a elite passaram a utilizar apenas o (até então) castelhano, deixando o catalão para as regiões mais rurais. 

O ressurgimento do catalão se deu no século XIX até o regime ditatorial de Francisco Franco. Com isso, a língua tem em si um sentimento de resistência cultural, e inclusive chega a ser uma atração em cidades como Barcelona, pela diferença na fala quando comparada ao espanhol.

Por que a confusão?

Pelo fato de ambas as línguas serem derivadas do latim e compartilharem traços sonoros, existe muita confusão entre elas. Isso acontece pelo fato de, por exemplo, a letra “v” ser pronunciada como “b” (do português) em ambas as línguas. Similaridades como essa podem fazer com que uma pessoa que não as conhece confunda as línguas ou até mesmo ache que não há diferenças. Mas isso não acontecerá com você, não é mesmo?

As diferenças

Enquanto o espanhol se difere bastante de outras línguas latinas, como o francês, por sua construção sintática e gramatical, o catalão tem uma proximidade maior com essas línguas. É possível, inclusive, encontrar palavras iguais entre o catalão e o francês, por exemplo. Claro que, pelo fato de as línguas latinas terem uma origem comum, sempre haverá traços similares entre uma e outra; porém, é importante frisar que tanto o espanhol quanto o catalão são línguas independentes uma da outra, que possuem suas próprias gramáticas e derivações.

Agora que você já sabe a diferença entre essas duas línguas riquíssimas, que tal descobrir mais sobre as pronúncias e a cultura? Continue em nosso blog e confira outros textos sobre espanhol:

Como são os sotaques em espanhol?

10 verbos em espanhol para começar a aprender o idioma

Venha para a SKILL!

Ser fluente em inglês significa absorver o idioma de forma completa. Venha para a SKILL e tenha um aprendizado sólido e estruturado em um curso de inglês! Cadastre-se aqui e ganhe 4 aulas grátis de inglês.

Tweetar
Compartilhar
+1
LER
9 filmes dos anos 90 para ver hoje
29.05.2020 | Séries e Filmes

Saiba quais filmes da época ainda fazem sucesso!

LER
As abreviações mais comuns em espanhol
27.05.2020 | Espanhol

Aprenda mais sobre as abreviações mais usadas.

LER
Qual a diferença entre birthday e anniversary?
22.05.2020 | Inglês

Aprenda as diferenças e saiba quando usar essas palavras.

LER
As soft skills mais valorizadas pelo mercado
20.05.2020 | Outras

Conheça mais sobre essas habilidades.

Skill Idiomas
Pearson - Always Learning
©Skill Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP

CADASTRE-SE E GANHE 4 AULAS!