Superar os desafios no processo de aprendizagem do inglês não precisa ser uma tarefa difícil. Existem diversos recursos que facilitam o aprendizado em outras línguas, então é preciso apenas um pouco de esforço. O sotaque é um dos principais motivos pelos quais as pessoas têm vergonha de falar em inglês, mas lembre-se de que se você não praticar, nunca irá aprender. A pronúncia certa pode te livrar de algumas situações constrangedoras. Veja como melhorá-la:
A principal base para se falar inglês é a prática. Cante, fale e preste atenção em todo o conteúdo do idioma que você tiver à disposição. Quanto mais você treina, mais fácil é acostumar o cérebro e ativar a memória muscular. A maior dificuldade de pronúncia está no fato de os fonemas em inglês serem diferentes dos em português. Portanto, o treino é essencial para um bom sotaque e, consequentemente, a fluência na língua.
Volte a ser criança! O desenvolvimento da linguagem nas crianças se inicia a partir da imitação de sons e palavras das pessoas que estão em volta. Imite quem sabe falar e tem conhecimento do idioma, assim como fazia quando era pequeno. Preste atenção em como os seus professores de inglês e até os seus ídolos do cinema e da música internacional falam.
Além da pronúncia certa de alguns sons como o “th” ou o “r”, a entonação também é um grande influenciador para uma fala sem muitos sotaques. Existem algumas palavras que podem ser interpretadas de outra forma de acordo com a entonação que se dá. Mais uma vez: esteja atento às pessoas ao seu redor que você sabe que têm domínio do idioma.
Aprender a falar também é sinônimo de aprender a ouvir. O ouvido pode ser a sua melhor ferramenta para conseguir absorver as formas corretas de pronunciar os termos em inglês. Quando você ouve bastante como se fala, fica muito mais fácil reproduzir o idioma.
Para poder melhorar, é preciso ter consciência de como o seu desenvolvimento está. Se for necessário, grave a si mesmo falando para ver como está a sua pronúncia. Compare com vídeos em inglês, filmes e até mesmo com o seu professor. Defina os pontos em que você precisa melhorar e foque neles.
O primeiro passo para falar bem e sem sotaques é: não tenha vergonha. Você está aprendendo e não há nada de errado em confundir algumas palavras ou não saber como se pronuncia determinado termo. Pratique muito e provavelmente em breve estará bem melhor no sotaque.
Ser fluente em inglês significa absorver o idioma de forma completa. Venha para a SKILL e tenha um aprendizado sólido e bem estruturado! Cadastre-se e ganhe 4 aulas..
Confira as diferenças e acabe com suas dúvidas!
Saiba como falar sobre os diferentes tipos de moradia.