Você se interessa em pesquisar sobre a cultura de outros países? Então deve adorar o fato de que o Brasil herdou uma mistura de tradições! Isso é resultado dos movimentos migratórios que aconteceram durante a formação do país, e muitas famílias de fora acabaram se estabelecendo aqui.
Fomos presenteados com festas típicas que ficam lotadas de fanáticos da culinária e curiosos da cultura de outros lugares. Então que tal descobrir mais sobre um pedacinho do mundo tão perto de você? Confira!
A festa que comemora e preserva os costumes dos antepassados alemães vai acontecer este ano entre os dias 4 e 22 de outubro. Os imigrantes alemães se instalaram no sul do Brasil devido ao clima e, aos poucos, construíram colônias e cidades, como as que conhecemos hoje.
Similar à Oktoberfest de Munique na Alemanha, em Blumenau você consegue conhecer um pouco mais da cultura germânica participando de desfiles e de danças e experimentando vários pratos do país. As comidas que se destacam são as salsichas servidas com chucrute e joelho de porco.
Mais uma festa alemã, só que desta vez um pouquinho diferente! Pomerode é um município que faz parte da região de Blumenau e é conhecida por ser “a cidade mais alemã do Brasil”. O curioso do lugar é que grande parte da população fala alemão e “pomerano”, a língua da região da Pomerânia. Além da arquitetura igualzinha à do país, os eventos da festa contam com comidas típicas, bandas e bandinhas populares, competições e uma feira artesanal!
A tradição chinesa de Ano Novo é diferente da brasileira, já que eles seguem o calendário lunissolar. A comemoração no Brasil acontece na Liberdade, bairro famoso da capital paulista que reúne toda a cultura oriental. O evento conta com uma grande variedade de comidas e danças típicas, além de apresentações de kung fu e tai chi chuan. Imagina que legal conhecer toda a China nesse incrível bairro no centro de São Paulo?
Assim como a Liberdade abriga a cultura dos imigrantes orientais, o bairro do Bixiga é um dos mais tradicionais da cidade e é formado por imigrantes italianos. A Festa da Achiropita é a festa italiana mais tradicional do Brasil e apresenta um festival de comidas e muita música.
Esse lugar é perfeito para quem gosta muito de espaguete, penne, lasanha, fogazzas e fricazzas. Deu até fome, né? Todo ano a festa atrai mais de 250 mil pessoas!
Imagem retirada do site oficial do Museu da Imigração.
Como você já pôde perceber, a maior cidade do Brasil abriga muita cultura de fora! A Festa do Imigrante é realizada pelo Museu da Imigração e oferece muita música, danças e culinária de várias nacionalidades.
Há 22 anos o evento resgata a história dos imigrantes, e mais de 20 mil pessoas comparecem a cada edição. Além disso, você também pode visitar o museu todos os dias da semana! A experiência principal do lugar traz memórias e identidades, e aborda o processo migratório da história da humanidade. Acesse o site e veja a programação!
O nome “Holambra” é a junção de Holanda, América Latina e Brasil, já que a cidade foi fundada por holandeses. Essa antiga colônia ainda mantém os costumes do país, incluindo a culinária, arquitetura e danças típicas. A Expoflora lança variedades de flores, e a cidade é o maior centro de comércio e cultivo de plantas do país. O festival tem um visual muito bonito, cheio de cores e muita alegria!
Esses festivais acontecem para resgatar culturas diferentes da nossa e sempre devemos lembrar o quanto nosso país é enorme e tem espaço para todo mundo, não é? Veja como temos influências de outros países conferindo também nosso post com algumas comidas estrangeiras que comemos no Brasil.
Se você quer aprender inglês de forma prática e usar o idioma em qualquer situação, venha conhecer os cursos e modalidades de aprendizado da SKILL! Cadastre-se no nosso site e ganhe 4 aulas.
Saiba quais filmes da época ainda fazem sucesso!
Aprenda mais sobre as abreviações mais usadas.