NOTÍCIAS

Como superar o medo de falar inglês no trabalho?
14.06.2019 | Business
Como superar o medo de falar inglês no trabalho?

Saber falar inglês é muito importante, independentemente de qual carreira profissional você escolheu. No entanto, é comum encontrar profissionais que dominam o idioma, mas na hora de colocar os conhecimentos em prática, ficam nervosos e confundem palavras e estruturas gramaticais. Mas não se preocupe! É possível superar o medo de falar inglês com um pouquinho de paciência e dedicação. Confira nossas dicas.

Tenha calma

Antes de se comunicar em outro idioma, respire fundo! Se você deixar a ansiedade tomar conta, provavelmente ficará ofegante, irá gaguejar e se enrolar com a pronúncia. Antes de uma reunião ou de participar de uma apresentação na língua inglesa, faça exercícios de respiração e procure manter-se calmo e centrado. Revise palavras relacionadas ao assunto e repasse construções verbais importantes.

Aceite que erros fazem parte

Aprender a se comunicar em outro idioma é um desafio, e erros fazem parte do processo. A língua inglesa envolve regras gramaticais diferentes daquelas a que estamos acostumados. Por isso, se você arriscou uma frase em inglês, mas percebeu que cometeu algum equívoco, não se sinta mal; continue! Ter desenvoltura para se comunicar bem desde os níveis mais básicos da língua é mais importante do que almejar a perfeição. Treinando, você conseguirá minimizar os erros e dominará cada vez mais o idioma.

Exercite o hábito de falar em inglês

Falar sozinho em voz alta pode ser um hábito muito importante para ajudar a superar o medo de falar inglês. O exercício de ler um texto em voz alta ou até conversar consigo mesmo sobre as atividades que realizou ao longo do dia irão ajudá-lo a perceber se está pronunciando as palavras da maneira correta. Gravar os exercícios pode auxiliá-lo a notar pequenos deslizes em sua pronúncia.

Aproveitar a oportunidade para treinar para uma apresentação importante do trabalho, em voz alta, também ajuda. Grave a sua fala e depois escute para identificar possíveis enganos ou momentos em que você sentiu falta de um vocabulário específico. Essa dinâmica irá contribuir para você direcionar os estudos e preparar-se com mais segurança.

Tenha disciplina e foco

Quanto mais você estudar e se preparar, mais seguro se sentirá na hora de falar inglês no ambiente profissional! Não deixe de revisar pontos de gramática que o deixam tenso, leia muitos textos e pratique a interpretação de documentos relacionados ao seu dia a dia profissional. Exercitar a pronúncia também é uma boa pedida, principalmente se você puder praticá-la com um colega de trabalho com quem tenha um bom relacionamento.

Conheça o vocabulário da sua área de atuação

Além de conhecer a língua inglesa e as suas estruturas gramaticais, é fundamental dominar também as palavras que são comuns em sua profissão. Algumas carreiras envolvem vocabulários específicos, como a área da saúde, o direito e a comunicação, por exemplo. Dessa forma, especializar-se pode ajudar você a sentir maior segurança na hora de usar o inglês no trabalho; afinal, você conhecerá as palavras e expressões mais importantes do seu meio.

Invista em um bom curso de inglês

Sentir-se confortável para se comunicar em um novo idioma envolve a formação de uma base sólida de conhecimentos. Por isso, não deixe de frequentar um bom curso de inglês para ajudá-lo na construção desse aprendizado! Vencer o medo de falar inglês no ambiente de trabalho envolve o reconhecimento das suas conquistas, percebendo o quão longe você já foi no estudo de uma segunda língua. Por isso, seja persistente!

Estude bastante e lembre-se de que ninguém alcançará a fluência do dia para a noite. A SKILL acredita que ser fluente significa absorver o idioma de forma completa! Conheça nosso curso de inglês business, construa um aprendizado sólido para o mercado de trabalho e vença o medo de falar inglês.

Tweetar
Compartilhar
+1
LER
5 filmes para treinar inglês nas férias
13.12.2019 | Séries e Filmes

Confira dicas de filmes para praticar o idioma no tempo livre!

LER
O que significa o phrasal verb “fall for”?
12.12.2019 | Inglês

Confira como usar da maneira correta.

LER
Termos em inglês para usar no currículo
10.12.2019 | Inglês

Saiba os principais termos da língua inglesa para colocar no seu currículo.

LER
Qual a diferença entre espanhol e catalão?
06.12.2019 | Espanhol

Confira as diferenças e acabe com suas dúvidas!

Skill Idiomas
Pearson - Always Learning
©Skill Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP

CADASTRE-SE E GANHE 4 AULAS!