Você que estuda inglês e gosta de ficar por dentro de tudo sobre a cultura norte-americana certamente já ouviu falar de Thanksgiving, não é? Pois então chegou a hora de conhecer melhor essa data, entender a que se refere e saber o motivo de sua tamanha importância. Confira!
Após uma péssima colheita e um inverno rigoroso no ano de 1621, na até então colônia de Plymouth, em Massachusetts, os peregrinos ingleses conseguiram finalmente uma boa safra de milho no verão do mesmo ano. Então, no começo do outono, em comemoração, o governante da vila resolveu convidar os nativos da região para festejar e agradecer pelo alimento. Na festa foram servidos patos, perus selvagens, peixes, frutas e milho.
Desde então, todo início de outono eles passaram a organizar uma festa para agradecer pelas boas colheitas. Mas foi apenas em 1941 que o então presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt instaurou o Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças) como feriado, toda 4ª quinta-feira do mês de novembro.
Assim como o nome diz, o Dia de Ação de Graças é normalmente marcado pela reunião de familiares e amigos queridos a fim de agradecer por aquilo que passou, sendo um símbolo de gratidão e união. Muitas pessoas viajam durante horas para rever e se reunir com os entes queridos.
O feriado é marcado não apenas pela fartura culinária, mas também pelos desfiles que acontecem nas principais cidades dos Estados Unidos. Muitos também aproveitam o feriado para participar de projetos de caridade e levar comida àqueles que não a têm. Além disso, é uma data que abre as épocas festivas de Natal e Ano Novo.
Aqui, o Dia de Ação de Graças também acontece na quarta quinta-feira do mês de novembro, porém não se trata de um feriado nacional. Na verdade, a data é mais comemorada por famílias imigrantes de países de língua inglesa, escolas de inglês e até algumas igrejas cristãs protestantes.
O feriado de Thanksgiving é conhecido pela grande fartura gastronômica e jantares de longa duração, dada a variedade de comidas. Entre os quitutes típicos de hoje, encontram-se o purê de batatas, o molho de cranberry (oxicoco, em português), o molho gravy (feito com caldo de carne) e diversas tortas para a sobremesa.
Mas nesse dia, ao se falar de comida, o centro das atenções é o peru. Normalmente servido com stuffing (um recheio semelhante à farofa brasileira), a ave chega a ser consumida por mais de 90% da população, sendo que o dia é tido, por muitos, como “o dia do peru”.
Há inclusive uma tradição na Casa Branca, na qual o presidente “perdoa” dois perus (o oficial e um reserva) como forma de salvá-los do mesmo destino que os outros 46 milhões de perus sofreram na data. Interessante, não?
E aí, curtiu a história sobre a origem do Thanksgiving? Que tal levar esse novo conhecimento para a família e juntar todo mundo para realizar uma Ação de Graças em casa? Continue em nosso blog e confira outros textos sobre as datas comemorativas:
Como é a comemoração de Halloween nos Estados Unidos?
6 memes que representam os amantes de festa junina
Ser fluente em inglês significa absorver o idioma de forma completa. Venha para a SKILL e tenha um aprendizado sólido e estruturado em um curso de inglês. Cadastre-se aqui e ganhe 4 aulas!
Confira algumas tradições norte-americanas da Páscoa.
A Estátua da Liberdade, localizada em Nova York, nos Estados Unidos é um dos maiores cartões postais...