NOTÍCIAS

Como planejar um intercâmbio
27.07.2018 | Viagens
Como planejar um intercâmbio

A experiência de viver do outro lado do mundo é incomparável, não só para alavancar a carreira, mas também como crescimento pessoal. Mesmo que o sonho seja grande, é preciso planejar cada detalhe para que o intercâmbio ocorra da melhor forma possível e proporcione todas as boas experiências que o momento permite. Está querendo tirar o sonho do papel? Confira nossas dicas:

Quanto você pode gastar?

O custo de um intercâmbio não é considerado baixo. Mesmo que existam diversas maneiras de economizar, é preciso saber o quanto você precisará desembolsar. O primeiro passo do planejamento do tão sonhado intercâmbio é colocar as contas no papel e definir até quanto você pode gastar.

Cada país possui seu próprio estilo e custo de vida. O orçamento de quem vai para Paris não é o mesmo de quem vai para o interior dos Estados Unidos. Além disso, é preciso verificar se é necessário ou permitido trabalhar durante o intercâmbio para ajudar nas despesas, já que alguns países não permitem que estrangeiros trabalhem enquanto estudam.

Qual o objetivo do intercâmbio?

São 5 continentes, 193 países e incontáveis culturas. Apesar do pensamento comum de que um intercâmbio é apenas para aprender uma outra língua, a experiência vai muito além disso. Cada destino reserva diferentes oportunidades, e é preciso analisá-las antes para que o lugar ideal seja definido. Existem diversos cursos, idiomas e experiências que podem ser vividas ao redor do mundo. Entenda quais são os objetivos da sua viagem e mergulhe fundo na pesquisa.

Outro aspecto extremamente importante é saber quanto tempo de intercâmbio é o ideal para você: 1 ano é demais? Você consegue encontrar vários de 6 meses de duração! Ainda não tem certeza se aguenta tanto tempo fora de casa? Existem pacotes até de 1 mês. Definir o porquê, para onde e por quanto tempo é um dos principais passos do planejamento.

O que preciso?

Já foi dito antes, mas é preciso reforçar: todo o planejamento por trás do intercâmbio depende do destino escolhido. A pluralidade cultural transforma cada lugar, o que demanda uma grande atenção na hora de programar a experiência. Os diferentes costumes exigem diferentes processos para a estadia no país.

A maioria das instituições exige provas de proficiência no inglês, histórico escolar e diversos documentos pessoais, como visto de estudante para a permanência durante determinado tempo. Fique atento para não perder prazos. O ideal é que até 3 meses antes da ida, todos os documentos já estejam prontos para não correr riscos. Descobrir quais são os passos e documentações necessárias para o ingresso em uma instituição estrangeira são fundamentais para que não haja imprevistos.

Onde vai ficar?

Casa de família ou moradia estudantil? A escolha de onde você vai ficar é muito pessoal e depende dos seus gostos e de seu estilo de vida. Enquanto as casas de família são mais acessíveis e proporcionam maior inserção cultural, as moradias estudantis permitem maior independência e contato com pessoas de todos os lugares do mundo. Entre as opções possíveis, nenhuma delas é melhor ou pior, depende apenas do perfil de cada estudante. Ambas as acomodações são ótimas opções para viver a experiência de morar e estudar em outro país.

As host families, ou casas de família, costumam ser em bairros residenciais mais afastados dos centros urbanos. As acomodações são individuais, há refeições inclusas e costuma sair mais em conta. Já as moradias estudantis são formadas por estudantes com maior independência, dividindo o quarto e o banheiro com outros intercambistas.

Não é segredo para ninguém que planejar um intercâmbio dá trabalho. Apesar de todas as preocupações, correria e escolhas, é um esforço que vale totalmente a pena. Não perca a oportunidade por medo: existem diversas maneiras de conciliar as suas vontades com um intercâmbio. Já viveu essa experiência? Conte pra gente nos comentários!

Venha para a SKILL

Ser fluente em inglês significa absorver o idioma de forma completa. Venha para a SKILL e tenha um aprendizado sólido e bem estruturado! Cadastre-se e ganhe 4 aulas.

Tweetat
Compartilhar
+1
LER
As 7 abreviações mais utilizadas no inglês
25.09.2018 | Inglês

Quer aprender a falar inglês como um nativo? Confira!

LER
Como pedir para alguém repetir algo em inglês?
25.09.2018 | Inglês

Não entendeu o que uma pessoa disse em inglês? Saiba aqui como pedir para que ela repita sem sufoco!

LER
5 dicas para começar a ler livros em inglês
20.09.2018 | Inglês

Ler em inglês te parece muito difícil? A gente facilita esse processo pra você!

LER
O que significa "a piece of cake"?
14.09.2018 | Inglês

Não, isso não é um post de receita culinária. Venha descobrir o que os nativos da língua inglesa que...

Skill Idiomas
Pearson - Always Learning
©Skill Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP

CADASTRE-SE E GANHE 4 AULAS!