NOTÍCIAS

TOEIC: Como funciona o exame de proficiência em inglês
03.04.2019 | Inglês
TOEIC: Como funciona o exame de proficiência em inglês

Conhecido popularmente como TOEIC, o Teste de Inglês para Comunicação Internacional é considerado uma das principais referências quando o assunto é o nível de domínio da língua inglesa para o mercado de trabalho. Com mais de 7 milhões de provas aplicadas anualmente, esse teste é uma das certificações mais reconhecidas por instituições internacionais, sendo utilizado como um componente importante para os processos seletivos realizados em mais de 14 mil organizações espalhadas em 160 países. Aqui, nós explicamos um pouquinho sobre as maneiras que o TOEIC pode impactar o seu currículo profissional, e tudo o que você precisa saber sobre a estrutura da prova para se sair bem. Confira!

Novas oportunidades profissionais

Ao longo dos seus 35 anos de tradição, o TOEIC é uma ferramenta importante para avaliar os conhecimentos da língua inglesa dos candidatos dentro do ambiente corporativo, envolvendo suas habilidades de compreensão auditiva, leitura, expressão oral e escrita. Por isso, se você sonha em construir uma carreira de sucesso e conquistar novas oportunidades de trabalho no âmbito internacional, esse teste pode ser um diferencial e tanto.

Em um mundo cada vez mais globalizado, dominar o inglês deixou de ser uma habilidade desejada entre os recrutadores e se transformou em uma necessidade para os profissionais de inúmeros segmentos. Além de abrir novas portas, o idioma ainda valoriza o currículo dos candidatos durante os processos seletivos e, no ambiente de trabalho, melhora a relação com colegas e clientes de todas as partes do mundo.

Diferentemente dos demais testes oferecidos pela ETS, o TOEIC possui um formato interessante e é separado em duas partes que são independentes entre si. Entenda.

TOEIC Listening & Reading Test

O TOEIC Listening & Reading Test tem como objetivo testar as habilidades de compreensão auditiva e de leitura do candidato. Nessa etapa, são avaliados conhecimentos relacionados às competências diárias do universo profissional e, para tal, as questões refletem vocabulário e estruturas gramaticais comuns a essa realidade.

Estrutura da prova

Esse teste é realizado presencialmente em uma das instituições certificadas pela ETS. A prova, em papel, possui 200 questões de múltipla escolha e é dividida em duas etapas.

Listening Comprehension

Ao todo, a prova de compreensão auditiva tem duração de 45 minutos e possui 100 questões, divididas em quatro tipos de propostas diferentes.

  • Fotografias (20 questões)
  • Pergunta – Resposta (30 questões)
  • Diálogos Rápidos (30 questões)
  • Diálogos Curtos (20 questões)

Reading Comprehension

Já a prova de compreensão escrita tem duração máxima de 75 minutos e possui 100 questões, divididas entre três tipos de propostas diferentes.

  • Frases incompletas (40 questões)
  • Reconhecimento de um erro (20 questões)
  • Compreensão escrita (40 questões)

Pontuação

Ao realizar o TOEIC Listening & Reading Test, o candidato terá o seu desempenho definido com base no número de respostas corretas, e a sua pontuação final irá indicar o nível de proficiência na língua inglesa. Nesse caso, o score report traz as pontuações de listening e de reading separadamente, mas também calcula o total de pontos alcançados na prova.

TOEIC Speaking & Writing Test

O TOEIC Speaking & Writing Test é pensado para avaliar as habilidades do candidato para se comunicar de maneira assertiva e eficiente na língua inglesa. Nessa prova, são testados os conhecimentos relacionados à comunicação oral e à expressão escrita.

Estrutura da prova

Esse teste é realizado on-line e possui 19 questões dissertativas, divididas entre as duas etapas.

Speaking Test

A avaliação da expressão oral do candidato tem duração de 20 minutos e inclui 11 questões em 6 propostas diferentes.

  • Ler um texto em voz alta (2 questões)
  • Descrever uma fotografia (1 questão)
  • Responder a perguntas (3 questões)
  • Responder a perguntas utilizando as informações dadas (3 questões)
  • Propor uma solução (1 questão)
  • Expressar uma opinião (1 questão)

Writing Test

O Writing Test tem duração de uma hora e possui três propostas diferentes, somando oito questões.

  • Escrever uma frase com base numa fotografia (5 questões)
  • Responder a uma solicitação escrita (2 questões)
  • Escrever um texto opinativo (1 questão)

Pontuação

No caso do Speaking & Writing Test, cada parte da prova é avaliada separadamente, e cada etapa possui pesos diferentes.

No caso do Speaking Test, as questões de 1 a 9 são pontuadas em uma escala de 0-3, e as questões 10 e 11 são pontuadas em uma escala de 0-5. A soma dessas escalas é então convertida em uma escala de 0-200, e o valor final é responsável por definir qual é o nível de proficiência do candidato. Ao todo, a ETS apresenta oito níveis distintos.

Já no Writing Test, as questões de 1 a 5 são pontuadas em uma escala de 0-3, as questões 6 e 7 são pontuadas em uma escala de 0-4 e, por fim, a questão 8 é avaliada em uma escala de 0-5. A soma de todas as escalas é então convertida em uma escala de 0-200, e o valor final também é responsável por definir o nível de proficiência do candidato. Nesse caso, são apresentados nove níveis diferentes.

Validade do TOEIC

Uma característica interessante dos resultados obtidos em ambas as provas do TOEIC é que as pontuações do candidato estarão disponíveis por dois anos. A ETS acredita que os conhecimentos sempre podem ser aprimorados e, dessa forma, o candidato pode desenvolver ainda mais os seus conhecimentos ao longo do tempo.

Prepare-se para o teste

O TOEIC envolve não apenas os conhecimentos técnicos da língua inglesa, mas também exige dos candidatos um preparo diferenciado para enfrentar a estrutura da prova sem muitos desgastes ou surpresas negativas. Assim, deve-se investir em uma rotina de estudos voltada especialmente para esse teste, preparando-se para o conteúdo e também entrando em contato com o formato dos textos e das perguntas que são feitas.

Uma sugestão interessante é dar uma olhadinha no site oficial da ETS, já que a instituição disponibiliza alguns testes antigos para que você treine e se familiarize com a estrutura da prova. Não deixe de frequentar um curso de idiomas que ajude você a construir os conhecimentos necessários para se sair bem na prova!

A SKILL acredita que ser fluente em inglês significa absorver o idioma de forma completa. Conheça os nossos cursos e tenha um aprendizado sólido, estruturado e focado em um bom resultado no TOEIC. Cadastre-se aqui e ganhe 4 aulas.

Se você gostou desse texto, aproveite e leia também:

Como usar o first conditional em inglês

O que são Relative Clauses? Veja como utilizar!

O que significa whatsoever?

Tweetar
Compartilhar
+1
LER
As 5 estreias do cinema mais esperadas para 2020
14.11.2019 | Séries e Filmes

Confira os trailers dos filmes mais aguardados do ano!

LER
9 erros para evitar durante uma entrevista de emprego em inglês
11.11.2019 | Inglês

Saiba o que você NÃO deve fazer em uma entrevista em inglês!

LER
O certo é alright ou all right?
07.11.2019 | Inglês

Confira quando usar cada termo!

LER
Vocabulário de aeroporto: do check-in ao embarque no avião
05.11.2019 | Inglês

Confira algumas palavras que vão te ajudar na hora de viajar!

Skill Idiomas
Pearson - Always Learning
©Skill Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP

CADASTRE-SE E GANHE 4 AULAS!