NOTÍCIAS

Qual é a origem da língua inglesa?
10.08.2018 | Inglês
Qual é a origem da língua inglesa?

É comum que, de vez em quando, surja a dúvida de qual é a origem das coisas. Por que aquela palavra é assim? Como ela surgiu? O inglês, a terceira língua mais falada do mundo, também tem uma história por trás de sua existência. Já parou para pensar qual é? Hoje trouxemos a narrativa de como esse idioma tão conhecido se iniciou.

Origem

Assim como maioria das línguas, o inglês é a junção de diversos dialetos que ocupavam a atual Grã-Bretanha. Alguns desses dialetos eram o celta-britânico, o anglo-frísio, o saxão, o franco-normando e o latim. Em 700 a.C., os povos celtas começaram a ocupar as Ilhas Britânicas e, a partir desse momento, a ocupação dos territórios foi passando de povo em povo, até que finalmente as influências de outras culturas europeias começaram a ter maior poder na Inglaterra. A língua inglesa passou por 3 grandes fases: Old English, Middle English e Modern English. Todas elas foram marcadas por momentos históricos do desenvolvimento do país.

Old English - Inglês antigo

Os primeiros indícios da formação da língua inglesa aconteceram entre os séculos 5 e 11. Como já era esperado, a primeira forma do inglês foi a junção da língua dos povos que habitavam as terras, mas não se engane em pensar que o Old English era considerado apenas um idioma unificado: eram vários dialetos. O que predominava era o anglo-saxão.

Middle English - Inglês médio

Conforme a história acontece, a cultura e as tradições também se alteram. A maior diferença entre o Middle English e o Old English é gramatical, nos campos sintático e analítico. O crescimento do inglês baseado nessa fase teve início no século 11 e perdurou até o 16. Um dos grandes marcos dessa época, e grande responsável pela consolidação da língua, foi a forte presença do francês e da influência viking no país, responsáveis pela adequação do idioma.

Modern English - Inglês moderno

O Modern English, o inglês que começou no século 16 e dura até hoje, se expandiu graças às colônias inglesas. O grande marco da fase é o idioma padronizado para todo o país. É desenvolvida a ideia de orgulho de uma única pátria e de reformulação política e econômica. A criação do sistema postal nacional e o inglês para documentos oficiais do governo e da nobreza foram essenciais para a expansão do inglês como conhecemos atualmente. Além disso, é a fase de maior influência literária inglesa, devido ao aclamado Shakespeare.

Curiosidades

- A flor daisy, ou margarida no português, tem esse nome porque deriva do Old English para day’s eye, ou seja, “olho do dia”.

- Você sabia que algumas palavras do inglês são misturas de outras duas? São as famosas blended words. Um exemplo é brunch, que mistura breakfast, que é café da manhã, e lunch, almoço.

- A língua inglesa possui apenas 4 palavras que terminam com “dous”: tremendous, horrendous, stupendous e hazardous.

-   A letra que mais inicia palavras em inglês é o “s”.

- Não são apenas o sotaque britânico e o americano que existem. Além deles há também o irlandês, o canadense, o escocês, o australiano, o neozelandês, o asiático, entre outros.

É incrível como a origem das coisas pode mudar nossa perspectiva sobre elas. Por trás de cada detalhe, existe uma história que moldou o significado até os dias de hoje. Gostou de saber como o inglês surgiu? Conta pra gente nos comentários!

Veja alguns outros posts que podem interessar:

Vocabulário de viagens em inglês

Coisas que você só passa a entender quando aprende inglês

7 palavras em inglês que são difíceis de traduzir para o português  

Venha para a SKILL

Ser fluente em inglês significa absorver o idioma de forma completa. Venha para a SKILL e tenha um aprendizado sólido e bem estruturado! Cadastre-se e ganhe 4 aulas.

Tweetat
Compartilhar
+1
LER
4 Documentários sobre o meio ambiente que todo mundo deveria ver
19.10.2018 | Séries e Filmes

Procurando formas de se inteirar do que está acontecendo no mundo? Confira!

LER
8 palavras do português que têm sentidos diferentes no Brasil e em Portugal
16.10.2018 | Entretenimento

Veja algumas palavras que, por mais que sejam escritas da mesma maneira, possuem sentidos bem difere...

LER
Dia das crianças: 8 pequenas felicidades que você tinha quando era criança
11.10.2018 | Entretenimento

Saudades dos dias como criança? Confira!

LER
Already, yet, just e still. Quando usar qual?
08.10.2018 | Inglês

Ainda tem dúvidas sobre como usar esses advérbios? Então acabe com elas lendo este post.

Skill Idiomas
Pearson - Always Learning
©Skill Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP

CADASTRE-SE E GANHE 4 AULAS!