NOTÍCIAS

É possível aprender inglês com música?
13.11.2018 | Inglês
É possível aprender inglês com música?

Uma música é capaz de traduzir momentos importantes das nossas vidas, trazendo sensações que chegam a ser indescritíveis, não é mesmo?! Porém, muito além da parceria em várias situações do dia a dia, a música ainda pode ser uma amiga e tanto nos estudos de inglês! Os versos e as estrofes das canções podem te ensinar muita coisa e contribuir com a prática diária do idioma. E nos itens abaixo, você descobrirá como!

Criar familiaridade com o inglês

Estamos sempre em contato com músicas em inglês que tocam repetidas vezes nas rádios e criam a paisagem sonora de lugares como bares, restaurantes e baladas. Ouvir canções constantemente nos acostuma com a sonoridade de palavras da língua inglesa que, ditas em outros contextos, não parecem tão estranhas aos ouvidos.

Aprender o inglês coloquial

As letras das músicas geralmente apresentam características importantes do inglês coloquial, cheias de gírias e contrações. Assim, é um excelente treinamento para você ter contato com outros exemplos de textos que fogem à linguagem formal encontrada nos livros e em outras fontes de estudo  do idioma.

Uso educacional das músicas

Uma audição passiva das músicas no dia a dia irá te ajudar a se acostumar com a sonoridade do idioma. Porém, para utilizar o recurso a fim de aprender inglês de fato, é preciso dedicar tempo a um estudo mais aprofundado e detalhado.

Monte playlists

Você pode se utilizar de alguns critérios para escolher as músicas para o seu treinamento de listening. Um deles pode ser meramente seus gostos pessoais, considerando os cantores dos seus estilos prediletos. Ou ainda escolher canções específicas para certos momentos do dia a dia, como uma seleção de ritmos animados para suas caminhadas.

Além disso, você pode categorizar as músicas pela complexidade. Comece pelas canções simples que todo mundo consegue cantar, e com o tempo, procure letras maiores e que apresentem palavras mais difíceis para complementar seus estudos.

Ouça com atenção

Quando você ouve música apenas por ouvir, fica focado no embalo do som, deixando-se ir pela melodia e até se desliga da letra. Ao utilizar as canções para a prática do inglês, é preciso prestar bastante atenção ao que está sendo dito, procurando perceber as principais estruturas presentes nas frases. Com o aprendizado do idioma, as palavras vão se tornar mais nítidas e você irá reconhecê-las com maior facilidade.

Estude a letra

Primeiramente, você pode fazer o exercício de tentar escrever a letra apenas ouvindo a música. Na sequência, acesse a internet e confira os versos originais, corrigindo o que errou na escrita. Além disso, estude criteriosamente as estrofes da canção, identificando as estruturas ortográficas que você aprende no curso, como o uso dos verbos auxiliares e os significados dos principais adjetivos.  

Treine a pronúncia

Ouça as músicas diversas vezes e repita as frases até ficarem iguais ao modo dito pelo cantor. Escolha um local confortável para o treinamento e não tenha vergonha de soltar a voz! Não é sempre que a pronúncia do intérprete vai ser exatamente a correta, por isso é importante tirar as dúvidas com os professores do curso de inglês.

Escreva suas próprias músicas

Pegue o papel e a caneta ou mesmo o smartphone e escreva suas próprias letras! Não quer dizer que você precisa produzir músicas de fato, - mas se quiser, quem sabe você não cria o próximo hit do momento, né?! - mas sim praticar e exercitar a escrita, para que você aplique os conhecimentos obtidos nos estudos do idioma.

Complemento aos estudos

É importante salientar que apenas praticar o idioma com músicas pode não ser suficiente para o aprendizado. É fundamental estudar a estrutura da língua e contar com o  acompanhamento de professores especializados para te ensinar o inglês de maneira correta. As músicas devem funcionar como um complemento aos estudos, te ajudando a aprender a língua inglesa de maneira prática e divertida.

A SKILL possui um e-book com um guia completo para você utilizar suas canções prediletas para praticar o inglês. Acesse o link abaixo e faça o download!

E-book: Aprendendo inglês com música

Venha para a SKILL!

Ser fluente em inglês significa absorver o idioma de forma completa. Venha para a SKILL e tenha um aprendizado sólido e estruturado! Cadastre-se aqui e ganhe 4 aulas.

Tweetat
Compartilhar
+1
LER
Como são os nomes dos países em inglês?
17.12.2018 | Inglês

Quer aprender a falar os nomes dos países e suas nacionalidades em inglês? Confira!

LER
Os nomes dos instrumentos musicais em inglês
17.12.2018 | Inglês

Aprenda os nomes dos instrumentos mais comuns e mande bem quando falar sobre música com os amigos!

LER
6 tipos de pessoas nas férias
07.12.2018 | Entretenimento

Com qual opção você mais se identifica?! Descubra!

LER
7 atividades para continuar praticando inglês durante as férias
07.12.2018 | Inglês

Confira dicas para estudar com muita diversão durante as férias.

Skill Idiomas
Pearson - Always Learning
©Skill Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP

CADASTRE-SE E GANHE 4 AULAS!