Não é nada incomum encontrar estudantes de inglês que compreendem muito bem o idioma mas que sentem dificuldade na hora de estabelecer uma conversa naturalmente. Os motivos dessa “trava” quase sempre são os mesmos, e existem algumas dicas que ajudam muito na hora de ultrapassar essa barreira rumo à fluência. Vamos conhecer algumas!
Uma das coisas que mais seguram os estudantes de inglês na hora de embalar na conversação é a insegurança com o sotaque. A vontade de falar como um nativo é uma amarra fortíssima para todos que desejam melhorar suas habilidades com o idioma. Mas é preciso lembrar que não há nada de errado com ter um sotaque se as pessoas com quem você estiver conversando estiverem entendendo o que você diz. Então é só desencanar e soltar a língua!
O medo de errar é algo bastante comum entre os estudantes. A visão de que apenas pessoas menos capacitadas cometem erros é completamente equivocada. Essa é uma parte fundamental do processo de aprendizagem. Além de entrar em contato com assuntos novos, também é preciso consolidar os conhecimentos já obtidos, identificando e corrigindo nossos pequenos e grandes deslizes.
Enfrente seus medos e pratique sempre que tiver a oportunidade, principalmente quando a situação envolver pessoas de países com o inglês como língua materna. Quando algum estrangeiro pedir informações na rua, por exemplo, procure se esforçar ao máximo para estabelecer uma boa conversa.
E que tal começar a participar de alguns grupos internacionais no Facebook? Interagir com outras pessoas pela internet vai te ajudar bastante a se acostumar com conversas mais naturais em inglês. Apenas tente se lembrar de que não há problema algum em cometer erros!
Se você estiver fora de um ambiente educacional dificilmente seus erros de inglês serão corrigidos por alguém. Por isso é tão importante que você peça a ajuda dessas pessoas nesses momentos, afinal, elas não querem ser mal-educadas com você, não é mesmo? Se a pessoa em questão for estrangeira, uma simples perguntinha no final de uma conversa será suficiente para resolver isso. Veja só:
How did I do? – Como eu me saí?
I’m not so confident about my English yet. Did I make any mistakes? – Eu não estou tão confiante com meu inglês ainda. Eu cometi alguns erros?
You can correct me. It's going to help me a lot! - Você pode me corrigir. Vai me ajudar muito!
If I say something wrong, please correct me. I really want to learn the language. – Se eu falar alguma coisa errada, por favor me corrija. Eu realmente quero aprender o idioma.
Viu só? Elas com certeza ficarão felizes em te ajudar e você aprenderá bastante!
Chega de “embromation”! Você já é plenamente capaz de cantar todas as suas músicas preferidas em inglês! É só acompanhar as letras quantas vezes forem necessárias e logo você estará cantando a plenos pulmões todas aquelas músicas com refrões que antes você achava impronunciáveis.
Ser fluente em inglês significa absorver o idioma de forma completa. Venha para a SKILL e tenha um aprendizado sólido e bem estruturado! Cadastre-se e ganhe 4 aulas.
Conheça o vocabulário e algumas dicas para manter a pele sempre bonita e saudável!
Veja algumas dicas para conseguir evoluir nos estudos do idioma durante o ano!