NOTÍCIAS

Tacos, burritos e nachos são comidas mexicanas?
24.05.2017 | Gastronomia
Tacos, burritos e nachos são comidas mexicanas?

Quando falamos em comida mexicana, a maior parte das pessoas pensa nos famosos tacos, burritos e nachos, não é? Mas você sabia que esses pratos não são exatamente de origem mexicana, e sim de um tipo de cozinha chamado de Tex-Mex? E que estão longe de ser a base da alimentação da população do México?

Hoje, a Skill esclarece para você as diferenças entre a culinária mexicana e a culinária Tex-Mex, e quais pratos você precisa experimentar de cada uma delas.

O que é culinária mexicana e o que é culinária Tex-Mex

A cozinha Tex-Mex é um tipo de gastronomia resultado da história cultural entre o estado norte-americano do Texas e o México. O território do Texas, antes pertencente ao México, só foi anexado aos Estados Unidos em 1845, o que deu início a diversos conflitos militares entre os dois países. Apesar de conflituosos, o estado do Texas e o México sempre tiveram relações próximas, e existe uma enorme influência da cultura mexicana nos hábitos alimentares da região.

Dessa influência, nasceu a culinária Tex-Mex: uma mistura entre a cultura norte-americana do Texas e a mexicana, que resultaram em receitas com muita carne vermelha, pimenta, especiarias, tortilhas de milho, queijo e outros ingredientes que podem ser encontrados nos pratos de ambos os países.

A culinária Tex-Mex possui muitos pratos “fáceis”, ou seja, podem ser servidos em trailers de comida na rua e consumidos com as mãos. Esses pratos se popularizaram em todo o mundo pelo seu sabor singular e a facilidade de servir, e por isso, muitos acreditam que sejam eles os representantes da cozinha tradicional mexicana.

Mas apesar dos ingredientes similares, os pratos típicos do México têm receitas mais elaboradas, que contam a história da formação do seu povo e merecem o reconhecimento internacional. Confira quais são os pratos típicos de cada tipo de cozinha:

Pratos da cozinha Tex-Mex

Tacos

Tacos

O taco tradicional, com a tortilha de milho em forma de disco, é bastante consumido no México, mas foram os americanos que inventaram a forma mais conhecida de servi-lo: com a tortilha frita e crocante, em formato de “U”.

Burritos

Burritos

Os burritos também são uma adaptação estadunidense da cozinha mexicana. Foram servidos pela primeira vez na cidade de Los Angeles, no restaurante El Cholo Spanish Cafe em 1930 e desde então, a receita feita com tortilha de trigo e arroz não parou de ser reproduzida por todo o mundo.

Nachos

Nachos

As tortilhas fritas, popularmente conhecidas como nachos, são chamadas de totopos no México. Mas a maneira de serví-los cobertos com salsa, guacamole, chili e queijo tem origem nos Estados Unidos, servido pela primeira vez aos soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial. O “inventor” da receita foi Ignacio “Nacho” Anaya, dono de um restaurante próximo às bases militares do Texas no período.

Pratos tradicionais do México

Tamales

Tamales

Os tamales são bastante tradicionais no México. Similares à pamonha brasileira, são feitos com uma massa à base de milho e servidos na própria palha do milho, recheados com carne, frango, pimentões e legumes variados.

Mole poblano

O mole poblano é um prato de sabor singular, normalmente feito com frango ou peru e coberto de um molho à base de cacau com pimentas, amêndoas, nozes, passas, cravo, canela, salsa, alho e outros temperos. A receita tem origem anterior à colonização espanhola do México, com traços da culinária típica dos povos astecas.

Pozole

Pozole

O pozole é um cozido feito à base de milho que pode levar carne bovina ou suína, temperado com pimentas, alho, cebola e outras especiarias. É um dos pratos mais populares entre os mexicanos, considerado extremamente nutritivo.

E aí, quais dessas delícias você está com mais vontade de provar? Aproveite a popularização da culinária mexicana e Tex-Mex e corra já para um restaurante tradicional para praticar o seu espanhol. Não deixe de conferir também as curiosidades sobre a cultura do México.

E para se desenvolver cada vez mais no espanhol, conheça os cursos e modalidades de aprendizado da Skill. Acesse o nosso site e encontre uma unidade perto de você!

Tweetat
Compartilhar
+1
LER
Farther ou further? Como usá-las? Qual a melhor opção?
13.08.2018 | Inglês

Está com dúvidas sobre o uso dessas palavras? Veja como usar cada uma delas.

LER
Qual é a origem da língua inglesa?
10.08.2018 | Inglês

Tem curiosidade de saber como o idioma começou no mundo? Confira!

LER
9 coisas que todo pai fala
06.08.2018 | Cultura

Queremos ver se o seu papai já falou alguma destas frases clássicas.

LER
10 exercícios para testar seus conhecimentos sobre phrasal verbs
06.08.2018 | Inglês

Veja como você se sai nesse assunto tão importante no inglês!

VEJA OS IDIOMAS
QUE SEPARAMOS PARA VOCÊ

Espanhol

Skill Idiomas
Pearson - Always Learning
©Skill Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP

CADASTRE-SE E GANHE 4 AULAS!