NOTÍCIAS

8 doces típicos do Japão que você precisa experimentar
12.05.2017 | Gastronomia
8 doces típicos do Japão que você precisa experimentar

A cultura japonesa é cheia de detalhes interessantes: desde a grafia do idioma japonês à enorme influência do país na cultura pop mundial, suas tradições particulares são dignas dos muitos “fãs” que possuem ao redor de todo o mundo. Com a gastronomia não poderia ser diferente, e cada um dos pratos típicos do país tem o sabor e a apresentação marcados pela singularidade dessa cultura.

Seja durante uma viagem ao Japão ou em algum bairro local que siga os costumes do país, a Skill separou 8 das mais famosas sobremesas japonesas que você precisa provar quando tiver a oportunidade. Confira:

TAIYAKI

Doce japonês - Taiyaki

Apesar do formato de peixe, o Taiyaki é um bolinho doce feito com uma massa similar à panqueca americana, que leva farinha, ovos, açúcar, leite e manteiga. Ele é assado em uma forma com molde de peixe até dourar e normalmente é servido em barracas pelas ruas do Japão.

WAGASHI

Doce japonês - Wagashi

Os Wagashis são os doces mais tradicionais da gastronomia japonesa. Extremamente coloridos e decorados, são as estrelas das confeitarias japonesas e têm os mais variados formatos e sabores. Os mais comuns são feitos à base de kanten (uma espécie de gelatina extraída de algas marinhas) misturada com anko (pasta doce do feijão japonês azuki) e açúcar e decorados de acordo com as estações e datas comemorativas japonesas.

DORAYAKI

Doce japonês - Dorayaki

Também recheados com o tradicional anko, o Dorayaki é uma espécie de panqueca japonesa bastante comum no lanche das crianças. É a sobremesa favorita do Doraemon, o gato protagonista do anime famoso no Brasil como Doraemon: O Super Gato.

CREPE JAPONÊS

Doce japonês - Crepe japonês

A origem dessa receita é francesa, mas os crepes são extremamente populares no Japão, principalmente em feiras e festivais ao ar livre. O que diferencia a versão japonesa é a forma, mais próxima do cone e bem parecida com o famoso temaki, além da enorme variedade de sabores que os japoneses inventaram para a receita, tanto doces como salgados. A diversidade é facilmente notada nas muitas lojas de crepe que encontramos pelo Japão, com vitrines coloridas de opções de recheios para escolha dos clientes. Na creperia típica japonesa Hachi Crepe & Café, no bairro da Liberdade em São Paulo, é possível escolher entre mais de 26 mil combinações diferentes de recheio para o seu crepe.

DAIFUKU

Doce japonês - Daifuku

O Daifuku é feito à base de mochi, um bolinho japonês feito com farinha de arroz. Ele é tradicionalmente recheado com anko e morangos, e é possível encontrá-lo em três cores diferentes: branco (feito só de arroz), verde (com sabor aromatizado de chá verde) e cor de rosa (com sabor aromatizado de morango).

MANJU

Doce japonês - Manju

O Manju é um dos bolinhos mais tradicionais do Japão, também feito à base de mochi. Ele é tradicionalmente recheado com anko e pode ser facilmente encontrado em mercados típicos japoneses. Além da versão tradicional, ele também pode ser servido assado, grelhado no espeto ou com creme de laranja.

WARABI MOCHI

Doce japonês - Warabi Mochi

O Warabi Mochi é um doce feito com amido de batata doce e polvilhado com kinako, um tipo de farinha de soja torrada. A consistência dele é semelhante à gelatina.

SANSHOKU DANGO

Doce japonês - Sanshoku Dango

Tradicional dos festivais japoneses de primavera, o Sanshoku Dango é uma combinação de três bolinhos Dango de cores diferentes em um espeto. Os dango são bolinhos também feitos à base de arroz, um pouco menos pegajosos que os mochi, e as três cores de cada um deles representam as flores (rosa), a neve (branco) e o novo crescimento das plantas (verde). Eles são consumidos durante os diversos eventos que acontecem no Japão para a celebração da primavera, em que toda a população pratica o hanami (hábito japonês de observar as flores desabrochando).

Que tal fazer esse prato cheio de significado na sua própria casa? Confira a receita de como fazer os seus próprios Sanshoku Dango:

Para fazer 7 “espetinhos”, você vai precisar de:

  • 150g de farinha de arroz tradicional
  • 150g de mochiko (farinha de arroz glutinoso típico japonês, torna-se pegajoso após o cozimento)
  • 45g de açúcar
  • 15g de corante cor de rosa em pó para alimentos
  • 15g de chá verde em pó

Misture a farinha de arroz comum com a farinha de arroz glutinoso e o açúcar em uma bacia, até que formem uma massa homogênea. Separe-a em três partes idênticas.

Coloque o corante cor-de-rosa em pó em uma das partes e misture até que a massa ganhe um tom homogêneo. Faça o mesmo com o chá verde em pó para uma das outras partes e misture até que fique toda verde. Reserve a terceira parte.

Enrole as três partes de massa em três bolas idênticas, e coloque as três em uma panela com água fervente. Assim que as bolas começarem a subir ao topo da panela, retire-as com uma concha e as coloque em uma bacia com água fria para interromper o cozimento. Depois, espete cada uma delas em um espeto de madeira.

Pronto! Agora você já tem um prato para saborear enquanto pratica o hanami. Não deixe de conferir outras curiosidades sobre a cultura japonesa e os animes e mangás mais famosos do Japão no nosso blog. E se estudar o idioma japonês é o seu objetivo, venha conhecer os cursos e modalidades de aprendizado da Skill e aprenda a se comunicar em qualquer situação que precisar. Cadastre-se no nosso site e ganhe 4 aulas!

Tweetat
Compartilhar
+1
LER
Dicas de como viajar gastando pouco: como economizar na hospedagem
20.10.2017 | Viagens

A SKILL te ajuda a fazer isso!

LER
Tudo o que você precisa fazer antes de começar a aprender inglês
20.10.2017 | Inglês

A SKILL vai te ajudar caso você não saiba por onde começar seus estudos!

LER
Muito cuidado ao falar estas palavras em inglês
18.10.2017 | Inglês

Se você não quer cometer erros ao falar inglês, confira nossas dicas!

LER
Frases em inglês para compartilhar com os amigos
17.10.2017 | Inglês

A SKILL pensou em algumas situações e vai te mostrar as melhores frases! Check it out!

VEJA OS IDIOMAS
QUE SEPARAMOS PARA VOCÊ

Japonês

Skill Idiomas
Pearson - Always Learning
©Skill Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP

CADASTRE-SE E GANHE 4 AULAS!