NOTÍCIAS

5 pratos que você não pode perder na França
06.06.2016 | Gastronomia

Todo mundo sabe que a França é famosa por diversos motivos: os pontos turísticos que fazem os olhos de qualquer turista brilhar, o idioma que atrai milhões de estudantes e apaixonados todo ano, a arte que é o berço da cultura na Europa e, é claro, a gastronomia. Peculiar e rica em ingredientes exóticos, a gastronomia francesa é uma grande influenciadora na alimentação mundial.

Inserida na cozinha de diversos outros países, a culinária francesa também tem suas raízes no Brasil. Afinal, quem nunca ouviu falar ou já comeu um fondue naquela noite fria, um petit gateau para matar aquela vontade de doce ou um croissant na padaria? Pois bem, a gastronomia francesa está mais presente no nosso cotidiano do que pensamos.

Mas se você está com planos de ir para a França, saiba que há alguns pratos que você não pode deixar de comer por lá!

Ratatouille

Antes de mais nada, a receita original não tem nada a ver com um ratinho cozinheiro. Na verdade, o nome do prato quer dizer “picar, misturar”. Apesar de popularizado pelo filme de mesmo nome, o Ratatouille é um clássico da cozinha francesa mediterrânea. Baseado em legumes como berinjela, tomates, cebola e pimentão, este colorido e saudável prato pode ser servido quente ou frio.

Macaron

Apesar da origem italiana, o Macaron tornou-se uma típica iguaria na confeitaria francesa. No século 16, quando Catarina di Médici, rainha da Itália, mudou-se para a França, levou consigo a receita de seu doce preferido, guardada a sete chaves somente para ela. Depois da receita cair nas mãos de freiras carmelitas, elas resolveram recriar a receita e disseminaram a fama dos Macarons. O original Macaron francês possui merengue feito com amêndoa e recheio de ganache, entretanto, é possível encontrar diversos sabores e cores.

Steak Tartare

À primeira vista pode ser meio estranho comer carne crua, ainda mais com uma gema de ovo também cru em cima. No entanto, a popularidade deste prato responde se você deve ou não experimentá-lo: o sabor do filé mignon, misturado com cebolas, alcaparras e mostarda Dijon torna este prato único. Usualmente acompanhado de batatas fritas, salada e torradas, o Steak Tartare é um grande sucesso nos bistrôs franceses.

Creme Brûlée

Simples e deliciosa, esta sobremesa feita com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por cima é o sonho dos apaixonados por doce. O legal desta receita é quebrar a crosta de açúcar com a colher e misturar à cremosidade gelada do creme. Apesar de sua origem ser disputada entre os franceses, espanhóis e ingleses, a primeira referência do Creme Brûlée foi na literatura francesa. Por isso, este delicado doce é indispensável no seu cardápio gastronômico.

Crepe Suzette

A lenda sobre a origem do mais célebre dos crepes chega a ser engraçada: dizem que garçom Henri Carpentier acabou errando a mão ao preparar as panquecas para o príncipe de Gales e exagerou na dose de licor. Improvisando, ele deu o nome de Crepe Princesse, que posteriormente foi mudado para Suzette em homenagem à companhia do príncipe naquela noite. Verdade ou não, o sabor dessa panqueca flambada, acompanhada de licores e sabores únicos, faz do Suzette uma sobremesa leve e deliciosa.

Deu água na boca? Conhece outra comida tipicamente francesa imperdível? Comente aqui sua preferida!

Tweetat
Compartilhar
+1
LER
7 palavras em inglês que são difíceis de traduzir para o português
20.06.2018 | Inglês

Veja alguns termos do inglês que são quase impossíveis de traduzir para o nosso idioma.

LER
Quiz: você consegue adivinhar como os nomes dos países são pronunciados em outras línguas?
13.06.2018 | Cultura

Teste seus conhecimentos sobre os idiomas do mundo!

LER
Quiz Dia dos Namorados: qual casal das séries você e seu mozão seriam?
08.06.2018 | Séries e Filmes

É viciado em séries e tem curiosidade de saber quais destes casais mais combinam com o seu relaciona...

LER
10 coisas que mostram como a festa junina é uma das melhores coisas do ano
04.06.2018 | Entretenimento

Festa junina é tão bom que foi até difícil separar apenas 10 itens.

VEJA OS IDIOMAS
QUE SEPARAMOS PARA VOCÊ

Francês

Skill Idiomas
Pearson - Always Learning
©Skill Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP

CADASTRE-SE E GANHE 4 AULAS!