NOTÍCIAS

Como são os sotaques em espanhol?
17.05.2019 | Espanhol
Como são os sotaques em espanhol?

Você sabia que 21 países têm o espanhol como língua oficial? O idioma teve origem no reino medieval de Castilla (Castela), na atual Espanha e se espalhou pelo continente americano e por parte da África a partir do século XV, levado pelas grandes navegações. Curiosamente, cada uma dessas nações desenvolveu suas próprias características linguísticas, às vezes influenciadas pelos dialetos antigos da região.

Isso significa que cada país hispanohablante tem um jeitinho diferente de falar espanhol, com variações na pronúncia de alguns sons, regras gramaticais distintas e até o uso de palavras diferentes para o mesmo objeto. Aqui nós explicamos algumas dessas características singulares. Confira!

Pronúncia

Existem inúmeras diferenças na sonorização das palavras na língua espanhola, e em alguns casos é fácil perceber as nuances de cada sotaque. Um exemplo interessante é a pronúncia da letra “z” e dos fonemas “ce” e “ci” na Espanha, cuja sonorização se aproxima do dígrafo “th” em inglês. Já nos países latino-americanos, o “z” é pronunciado com o som da letra “s”. Essas variações também acontecem em outros países, como a letra “r” que é transformada em um “l” pelos caribenhos.

No entanto, em outras situações é necessário treinar o ouvido para perceber as variações, já que as diferenças linguísticas também acontecem em regiões muito próximas. Em algumas partes da Argentina, por exemplo, as letras “ll” assumem o som da letra “j”, enquanto em outras partes do país, é pronunciada com o som de “sh”. No México, por outro lado, a pronúncia de “ll” e “y” soa como o “dj” em português – e ayer transforma-se em “adjer”.

Gramática

Na Europa, é comum o uso do pronome “tú” para situações informais, enquanto o emprego do pronome “usted” caiu em desuso. Já entre os países latino-americanos, pode-se ouvir “usted” com maior frequência. No plural, os europeus usam os pronomes “vosotros” ou “vosotras” e “ustedes” em ambientes formais e informais, respectivamente. Nos países latino-americanos, essa diferenciação não existe, e o pronome “ustedes” é usado em todas as situações.

Vocabulário

A diversidade da língua espanhola não compromete a comunicação entre hispanohablantes de diferentes origens. No entanto, é importante notar que algumas palavras também são diferentes entre os países que falam a língua espanhola. Vamos ver alguns exemplos?

Caneta

Espanha → bolígrafo

México → pluma

Argentina → lapicera

Colômbia → esfero

Ônibus

Espanha → autobús

México → camión

Argentina → colectivo

Colômbia → bus

República Dominicana → guagua

Pipoca

Espanha e México → palomitas

Argentina → pocholo

Bolívia → pipoca

Chile → cabritas

Cuba → rositas

Espanhol no mundo

As principais diferenças do espanhol de cada país estão na pronúncia e na entonação das palavras, assim como em seus modismos – expressões únicas e particulares de cada cultura. Nesse sentido a língua espanhola pode ser dividida em quatro correntes:

  • O idioma falado no Uruguai e na Argentina, bem como na região sul chilena;
  • O espanhol do México e dos países da América Central;
  • A língua falada nos demais países da América do Sul;
  • O espanhol da Espanha.

Apesar da sua diversidade, o espanhol mantém a sua unidade. Por isso, é interessante conhecer as suas variações, atentando aos diferentes usos dos pronomes ou às palavras que variam quando você vai conhecer um novo destino!

Se você está aprendendo a língua espanhola, nós separamos alguns posts que podem te interessar:

Para que serve o ponto de interrogação invertido no Espanhol?

Como falar sobre roupas em espanhol

Como dizer as horas em espanhol

Venha para a SKILL!

Ser fluente em espanhol significa absorver o idioma de forma completa. Venha para a SKILL e tenha um aprendizado sólido e estruturado! Cadastre-se aqui e ganhe 4 aulas.

Tweetar
Compartilhar
+1
LER
Por onde os estudos de inglês devem começar?
19.08.2019 | Inglês

Confira dicas para dar início aos seus estudos e mandar bem no idioma!

LER
5 filmes baseados em histórias reais que você PRECISA assistir
16.08.2019 | Entretenimento

Conheça títulos que não podem faltar na sua lista!

LER
Been ou gone? Qual utilizar?
15.08.2019 | Inglês

Nós te ajudamos a entender quando usar as palavras been e gone. :)

LER
Question tags: o que são e como usar
12.08.2019 | Inglês

Veja quando as question tags devem aparecer nas frases.

Skill Idiomas
Pearson - Always Learning
©Skill Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP

CADASTRE-SE E GANHE 4 AULAS!