NOTÍCIAS

Como é comemorado o dia das mães ao redor do mundo
08.05.2017 | Cultura
Como é comemorado o dia das mães ao redor do mundo

Comemorar é sempre bom, principalmente quando homenageamos alguém que amamos tanto como nossas mães. Por isso, o Dia das Mães é uma data tão especial. Mas você sabia que ela não é comemorada no mesmo dia em todos os lugares? Para você saber mais sobre as datas e costumes dessa celebração ao redor do mundo, a Skill preparou um post cheio de curiosidades. Confira!

Como surgiu o dia das mães?

Antes de falarmos sobre as comemorações pelo mundo, é importante saber como a data foi criada. Embora as mães fossem celebradas desde a Grécia antiga, com a festa em homenagem à mãe dos deuses, Rhea, a data que conhecemos hoje teve origem nos Estados Unidos em 1908.

Três anos antes, Anna Jarvis uma ativista pela paz que cuidava de soldados feridos da guerra civil americana, iniciou um movimento para celebrar as mães e, assim, perpetuar a memória de sua mãe recém-falecida. Os estados começaram a aderir à celebração aos poucos. Somente em 1914, o então presidente dos EUA, Woodrow Wilson, determinou que o segundo domingo de maio seria o feriado em homenagem à todas as mães.

Quando é comemorado em outros países?

Como dissemos, a data não é universal e varia de acordo com o lugar. Veja uma lista dos dias de comemoração em alguns países:

  • Reino Unido – 4º domingo da quaresma
  • Arábia Saudita, Egito, Líbano, Marrocos e Síria – 21 de março (início da primavera)
  • Espanha e Portugal – 1º domingo de maio
  • Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Italy, Japan – 2º domingo de maio
  • México – 10 de maio (independentemente do dia da semana)
  • Bolívia – 27 de maio
  • Argentina – 3º domingo de outubro
  • Rússia – último domingo de novembro

Diferentes comemorações:

No Brasil, o dia das mães é marcado por celebrações em famílias, como almoços fartos, presentes que vão de flores a joias, e comemorações em escolas com homenagens e lembrancinhas feitas pelas crianças. Mas em outros países, embora essa forma de celebração também exista, há atividades tradicionais que representam a cultura de cada lugar. Veja algumas homenagens diferentes:

Estados Unidos

No Mother’s Day, além dos tradicionais cartões confeccionados pelas crianças, é preservada uma tradição da região onde o feriado surgiu, no estado da Virgínia Ocidental. Na homenagem religiosa, a igreja é enfeitada com flores. O costume é usar cravos brancos para relembrar as mães falecidas e os cor de rosa ou vermelho para as que estão vivas.

Tailândia

Não por acaso, a data da comemoração tailandesa é a mesma do aniversário de Sirikit, rainha do país. A data foi escolhida pelo primeiro-ministro em 1980 para celebrar a rainha como mãe do povo e promover a família real. Atualmente, as celebrações no país incluem desfiles grandiosos e shows abertos ao público, além das comemorações familiares.

Nepal

O dia das mães nepalês é celebrado pelo festival Mata Tirtha Aunsi. Lá, as mães são homenageadas com a entrega de oferendas e o mergulho em lagos da tradicional vila Mata Tirtha, que dá nome ao evento. A data varia de acordo com os anos, mas é sempre no último dia da “lua escura” do calendário local, que é entre março e abril no nosso calendário.

Irã 

No Irã, o dia das mães não é tão festivo quanto o nosso. Para os iranianos, esse é um momento de homenagem religiosa ao aniversário de Fatimah, filha do profeta Maomé. A data também é diferente, já que segue o calendário lunar. As comemorações são feitas no dia 20 do sexto mês do ano islâmico, chamado Jumada al-thani.

Coreia do Sul 

Diferentes de nós, os sul-coreanos não possuem uma data específica para celebrar as mães e outra para os pais. Desde 1973, as duas comemorações foram unificadas pelo governo e passaram a ser festejadas em 8 de maio no Dia dos Pais (pai e mãe). Por lá, as crianças produzem cravos artesanais decorados na escola para serem colocados como broches nos peitos dos pais. Parecido com os EUA, os de cor branca são para os falecidos, os cor de rosa para quem tem apenas um deles vivo e os vermelhos para quem tem ambos vivos.

As festividades podem até variar, mas em todos os lugares o que mais importa é celebrar nossas mães e dizer para ela o quanto nós as amamos.

Conheça os cursos da Skill e veja como você pode aprender um novo idioma de um jeito simples e descomplicado.

Tweetat
Compartilhar
+1
LER
Dicas de como viajar gastando pouco: como economizar na hospedagem
20.10.2017 | Viagens

A SKILL te ajuda a fazer isso!

LER
Tudo o que você precisa fazer antes de começar a aprender inglês
20.10.2017 | Inglês

A SKILL vai te ajudar caso você não saiba por onde começar seus estudos!

LER
Muito cuidado ao falar estas palavras em inglês
18.10.2017 | Inglês

Se você não quer cometer erros ao falar inglês, confira nossas dicas!

LER
Frases em inglês para compartilhar com os amigos
17.10.2017 | Inglês

A SKILL pensou em algumas situações e vai te mostrar as melhores frases! Check it out!

Skill Idiomas
Pearson - Always Learning
©Skill Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP

CADASTRE-SE E GANHE 4 AULAS!